Como diferenciar escape do 1o dia da menstruação?

Quando é o 1o dia da menstruação? Uma das perguntas mais comuns na hora que queremos calcular o período fértil.
Primeiro dia da Menstruação


O primeiro dia da menstruação é aquele que vem um fluxo, há quantidade, ou seja, só um absorvente diário não segura o sangue.
Bom, para entender é importante saber que a menstruação é quando o endométrio (camada interna do útero) se descama (se descola do útero) a cada ciclo da mulher, quando ela não engravida. O endométrio, ao longo do ciclo, vai engrossando, criando camadas, até o dia que sai em forma de menstruação e tudo começa novamente, ou seja, o ciclo se reinicia.

Só que, muitas vezes, acontecem alguns escapes pequenos de sangue (claro ou escuro), o chamado spotting (manchas) e pode gerar um pouco de dúvida se já se considera o 1o dia da menstruação.

Como diferenciar o escape da menstruação?
O sangramento de escape, pode acontecer durante o ciclo, ou logo antes da menstruação descer, 1 ou 2 dias antes. Geralmente é um sangue mais escuro ou amarronzado e desce em pouca quantidade, como manchas, pingos, pequenos corrimentos, às vezes nem é preciso absorvente, ou só um absorvente diário.


Mas porque é importante identificar o 1o dia da menstruação?
Bom, em relação ao cálculo do período fértil, vai ser um cálculo bem mais preciso, aumentando as chances de acerto. No caso de medicações hormonais também é importante iniciar no dia correto do ciclo, para ter o melhor efeito. Alguns exames precisam ser feitos em épocas específicas do ciclo, como os hormonais, histerossalpingografia, ultrassom para controle de ovulação, histeroscopia, entre outros.
Leia também:


Enfim, já entrevistei alguns especialistas e todos identificaram que o sangue vivo e a quantidade são os melhores sinais do início da menstruação. Se vc ainda não tem muita certeza, anote o comportamento do seu ciclo, pequenos sangramentos/corrimentos, dia com mais quantidade, por uns 2 ou 3 ciclos e compare, possivelmente vc vai conseguir identificar melhor como é o seu ciclo, os sinais do seu corpo para essa fase.

Espero que ajude, bj,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade


    P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

    * As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

    10 comentários

    1. Ótimo esclarecimento Ale! esse escape era uma dúvida me ajudou muito bj

      ResponderExcluir
    2. Ótimas informações Ale, muitas vezes as mulheres ficam na dúvida!!
      Bjs

      ResponderExcluir
    3. Que legal! Ótimo post! Super explicativo, e pelo que vi, sempre fiz cálculos errados.

      ResponderExcluir
    4. Ola boa tarde, minha última menstruação normal q é normalmente de 4 a 7 dias começou dia 10 de Março sendo q dia 11 já veio em mais abundância, dia 13 de abril ao fim do dia veio de novo, e só durou 1 dia. No dia 24 para 25 de abril fiz relação de coito interrompido e dia 25 para dia 26 fiz relação normal, meu período fértil pelas minhas contas seria dia 28 ou 29, dia 28 de abril fiz um beta hcg q deu o valor de 1,20mUI/ml pelo q percebi é negativo, mas dia 16 de maio fui a urgência com uma dor forte no fundo da barriga e descobri q estou grávida meu beta deu valor de 2326mUI/ml. A minha duvida é de quanto tempo tou grávida e mais ou menos quando engravidei se foi no coito interrompido ou na relação normal. Antes de dia 24 de abril tive relações todos os fins de semana sem protecção.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, pelo valor, em torno de 4 semanas, o médico vai poder calcular com mais precisão o possível dia da concepção, pois tem que avaliar de quantos dias é teu ciclo normalmente para tentar definir um período.

        Excluir
    5. Um ótimo post bem esclarecedor. Como a minha menstruação sempre foi muito certa e sem esses escapes, eu nunca tinha me preocupado com a importância de diferenciá-los para fazer melhor o cálculo do período fértil.
      O seu post será útil para muitas mulheres.
      beijos
      Chris

      ResponderExcluir
    6. Muito boa informação!
      Tenho tido em media 2 a 3 dias de escape antes da menstruação, esse escape pode ser algum problema, ou é normal? pode atrapalhar na fertilidade?
      Gratidao

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Aluana, pode indicar alguma alteração hormonal, principalmente se vc não tinha antes e começou a ter. Como os hormônios estão diretamente relacionados à fertilidade, se houver algum desregulado, pode atrapalhar na ovulação ou mesmo na implantação do embrião. Por isso é importante uma avaliação com exames hormonais principalmente de Progesterona na 2a fase do ciclo, por volta do 21/23 dia do ciclo.
        bj,
        Alê

        Excluir
    7. Olá! Eu esqueci de tomar uma pílula (a décima quinta) na segunda-feira, na terça de manhã eu tive relação, mas ele NÃO gozou dentro, 13h da tarde eu tomei as duas pílulas juntas. O risco de gravidez é alto? Tomei todas as outras pílulas no horário certo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Carla, não é alto, pelo teu relato acho pouco provável uma gravidez. Te cuida! ;)
        bj,
        Alê

        Excluir

    Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

    © Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
    Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.