Desfralde: Dicas para mamães de 1a viagem!

A fase do desfralde nem sempre é tarefa fácil e algumas dicas simples podem ajudar a saber por onde começar.
Desfralde noturno

E depois de alguns posts que fiz no Instagram e alguns apelos de mamães, achei legal colocar em um post aqui :D

Dicas para quem vai começar:
💩 Perceba os sinais que a criança dá, quando está pronta para iniciar, como fica incomodada com a fralda suja, tem curiosidade pelo banheiro, já avisa ou dá demonstra quando sujou a fralda, por exemplo fica quietinho.

💩 Faça seu kit desfralde! no meu caso, comprei:
  • um peniquinho simples. 
  • fraldas que são de tirar e colocar, aquelas que imitam calcinha/cuequinha. 
  • comprei algumas calcinhas. 
  • enchi o banheiro com livrinhos para contar histórias.
O peniquinho, a minha filha acabou usando pouco, preferiu que eu segurasse no vaso sanitário ao invés do peniquinho, então não vale investir em um muito caro.

💩 Dê o exemplo, quando for ao banheiro, geralmente nossos chicletinhos vão junto, converse, mostre o barulinho que o xixi faz, convide a criança a sentar no peniquinho ou no vaso para ler um livrinho com vc, crie a hora do conto do peniquinho 😄

💩 Hoje tem livrinhos e dvds específicos para essa fase, tb podem ajudar. Como os exemplos abaixo:


desfralde dificil
Dicas de desfralde

💩 vá explicando e tente levar a criança a cada 2 horas para 'brincar' de xixi. Mas sempre com muita paciência, sem forçar. 

💩 em dias de calor, comece a tentar deixá-lo sem fralda, mas lembre-se, muitos acidentes ainda vão acontecer, paciência.

💩 não desanime, no início parece que nunca vai dar certo, tenha paciência e continue insistindo.

💩 aos poucos a gente percebe que eles vão se adaptando e "tchau, tchau dona fralda". 👋

Outras dicas da minha experiência que tb podem ser úteis:

👶 1o tire a fralda do dia, quando a criança já estiver bem segura, aí sim pense em tirar a noturna, no meu caso, ainda demorou um 6 meses entre tirar por completo a diurna e a noturna, mais por insegurança minha, pois a Gi em seguida passou a amanhecer com a fralda sequinha (um bom sinal). 

👶 é normal a criança molhar as roupas nos 1os tempos, esquecer de pedir, então não brigue, procure explicar sempre a forma certa, mas sem transparecer que vc está brigando, recriminando. 

👶 se o bebê vai para a creche, é importante conversar com a professora e pedagoga, para seguir o desfralde na escolinha e até receber dicas. 

👶 quando o bebê fizer/pedir comemore, mostre como é legal e vc está feliz com a conquista. 

👶 e a dica principal 🔝 tenha muuuuuuita paciência! 😉

Ah, se quiser mais dicas e informações, leia o nosso Manual do Desfralde ;)

bjs,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

4 comentários

  1. Ah o desfralde!
    Aqui em casa foi bem tranquilo, começou com a ajuda do berçário que identificou os sinais de que meu filho estava pronto, bem como vc citou. Um livro que ajudou nesse processo foi o livro Meu Penico. aqui tenho algumas dicas: http://bossamae.com.br/um-mes-de-desfralde-e-algumas-dicas/

    ResponderExcluir
  2. Dicas são sempre bem vindas. Já passei por isso há três anos e agora vou começar de novo. Não é fácil, mas trocando experiência a gente soma!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  3. Cada criança tem um.ritmo.mas suas dicas são ótimas!!!

    ResponderExcluir
  4. OI Alê, respeitar a criança e ficar atenta aos sinais que ela dá são fundamentais para um desfralde de sucesso. Eu não usei penico, levei direto para o vaso. E fiz o desfralde diário e noturno de uma vez. Mas tudo isso porque respeitei os sinais e fui conversando e avisando como iria ser.

    Adorei as suas dicas e no meu blog tem algumas dicas de como aconteceu o desfralde tranquilo aqui em casa: http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2011/02/hora-certa-para-fazer-o-desfralde.html

    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.