E depois de alguns posts que fiz no Instagram e alguns apelos de mamães, achei legal colocar em um post aqui :D
Dicas para quem vai começar:
💩 Perceba os sinais que a criança dá, quando está pronta para iniciar, como fica incomodada com a fralda suja, tem curiosidade pelo banheiro, já avisa ou dá demonstra quando sujou a fralda, por exemplo fica quietinho.
💩 Faça seu kit desfralde! no meu caso, comprei:
- um peniquinho simples.
- fraldas que são de tirar e colocar, aquelas que imitam calcinha/cuequinha.
- comprei algumas calcinhas.
- enchi o banheiro com livrinhos para contar histórias.
💩 Dê o exemplo, quando for ao banheiro, geralmente nossos chicletinhos vão junto, converse, mostre o barulinho que o xixi faz, convide a criança a sentar no peniquinho ou no vaso para ler um livrinho com vc, crie a hora do conto do peniquinho 😄
💩 Hoje tem livrinhos e dvds específicos para essa fase, tb podem ajudar. Como os exemplos abaixo:
💩 em dias de calor, comece a tentar deixá-lo sem fralda, mas lembre-se, muitos acidentes ainda vão acontecer, paciência.
💩 não desanime, no início parece que nunca vai dar certo, tenha paciência e continue insistindo.
💩 aos poucos a gente percebe que eles vão se adaptando e "tchau, tchau dona fralda". 👋
Outras dicas da minha experiência que tb podem ser úteis:
👶 1o tire a fralda do dia, quando a criança já estiver bem segura, aí sim pense em tirar a noturna, no meu caso, ainda demorou um 6 meses entre tirar por completo a diurna e a noturna, mais por insegurança minha, pois a Gi em seguida passou a amanhecer com a fralda sequinha (um bom sinal).👶 é normal a criança molhar as roupas nos 1os tempos, esquecer de pedir, então não brigue, procure explicar sempre a forma certa, mas sem transparecer que vc está brigando, recriminando.
👶 se o bebê vai para a creche, é importante conversar com a professora e pedagoga, para seguir o desfralde na escolinha e até receber dicas.
👶 quando o bebê fizer/pedir comemore, mostre como é legal e vc está feliz com a conquista.
👶 e a dica principal 🔝 tenha muuuuuuita paciência! 😉
Ah, se quiser mais dicas e informações, leia o nosso Manual do Desfralde ;)
bjs,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Ah o desfralde!
ResponderExcluirAqui em casa foi bem tranquilo, começou com a ajuda do berçário que identificou os sinais de que meu filho estava pronto, bem como vc citou. Um livro que ajudou nesse processo foi o livro Meu Penico. aqui tenho algumas dicas: http://bossamae.com.br/um-mes-de-desfralde-e-algumas-dicas/
Dicas são sempre bem vindas. Já passei por isso há três anos e agora vou começar de novo. Não é fácil, mas trocando experiência a gente soma!
ResponderExcluirhttp://www.arianebaldassin.com/
Cada criança tem um.ritmo.mas suas dicas são ótimas!!!
ResponderExcluirOI Alê, respeitar a criança e ficar atenta aos sinais que ela dá são fundamentais para um desfralde de sucesso. Eu não usei penico, levei direto para o vaso. E fiz o desfralde diário e noturno de uma vez. Mas tudo isso porque respeitei os sinais e fui conversando e avisando como iria ser.
ResponderExcluirAdorei as suas dicas e no meu blog tem algumas dicas de como aconteceu o desfralde tranquilo aqui em casa: http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2011/02/hora-certa-para-fazer-o-desfralde.html
beijos
Chris