Bebê com Nariz entupido? Saiba como fazer a lavagem Nasal!

Nessa época do ano o nariz entupido é bem comum e como incomoda os bebês e crianças. O bebê não mama direito, não dorme e a gente fica sem saber muito o que fazer. Sempre tive dúvida como fazer para limpar melhor, aí a minha pneumologista me explicou sobre a lavagem nasal. Eu achava que era só dica de vó, mas não, os médicos recomendam e ensinam também. E depois que aprendi nossa vida melhorou muito, digo nossa porque para os adultos também é ótimo. Parei de ter crises de fortes de sinusite e rinite só com a lavagem nasal.
nariz entupido e lavagem nasal
A lavagem nasal ajuda muito a evitar e a tratar problemas respiratórios, inclusive alérgicos, pois muitos problemas são do ressecamento da mucosa nasal, por exemplo.

O nariz entupido incomoda muito, a criança tem dificuldade de mamar, comer, dormir, respirar e só assoar ou só tirar com o aspirador nasal (chupa ranho, eca!), não resolve.

Com que idade pode ser feita a lavagem nasal?
Desde bebê, recém nascido. Sim, eu achei que só podia maiorzinho, mas não, pode ser desde bebezinho.

O que vc vai precisar de soro fisiológico, a água não é indicada, pois irrita a mucosa, e um conta gotas.

Coloque meio ou um conta gotas de soro fisiológico em uma das narinas e aspire em seguida, usando o aspiradas nasal. Repita o procedimento na outra narina. Faça isso de 2 a 6 x ao dia, conforme a necessidade, mas mesmo parecendo que não está entupido pode existir secreção interna, por isso a importância de repetir, pelo menos 2 x ao dia, principalmente antes de colocar o bebê/criança para dormir.

A criança muitas vezes chora bastante e fica difícil fazer o procedimento, mas vale passar por isso, pois o resultado realmente é surpreendente se feito certinho. Mas nesses casos uma dica, que ajudou muito com a minha filha, eu ligava o chuveiro no quente, fechava a porta e quando estava com bastante vapor, entrava com ela e ficava ali uns minutos ela respirando aquele vapor, é incrível como solta a secreção e facilita a limpeza.
Alguns modelos de aspirador nasal:
nariz entupido, aspirador nasal
Aspirador nasal manual
Imagem: Reprodução Google Images
nariz entupido, aspirador nasal
Aspirador nasal por sucção a vácuo
Imagem: Reprodução Google Images


Aspirador nasal elétrico ou a pilha
Imagem: Reprodução Google Images
Aspirador nasal por sucção a vácuo, esse modelo que eu tenho.
Imagem: Reprodução Google Images

Lavagem Nasal com Jato

Bom, tem mães que fazem a lavagem com um aparelho de injeção, chamada lavagem nasal com jato. Nesse caso a quantidade de soro deve ser 5ml, mas deve-se ter muito cuidado para não causar nenhum machucado com a ponta do aparelho e a pressão que se aperta tb deve ser delicada, para não ter risco de ir para o ouvido. Para não ter esse risco do ouvido, coloque a criança sempre com a cabeça inclinada para baixo. Não tente fazer sem orientação, o melhor é pedir ao pediatra para orientar como fazer.

Achei esse vídeo que achei muito interessante para ilustrar, é como eles fazem em países asiáticos. Tem que ter muito cuidado nesse caso eles tem um adaptador. Outra coisa, a criança faz um 'ah', estimulada pela mãe, para que ela não se afogue e tranque a respiração:

Outras dicas:
- lembre-se, sempre incline a cabeça para frente e para baixo.
- na hora do sono, use um travesseiro mais elevado (como travesseiro de refluxo), para ajudar na respiração.
- nunca use hastes com algodão, o famoso 'cotonete'.
- dê bastante líquido para o bebê.
- evitar ar condicionado, pois resseca a mucosa.
- sempre higienize com água e sabão neutro o aspirador ou aparelho, após o procedimento para evitar que haja proliferação de vírus e bactérias.

Espero que ajude, aqui em casa ajuda muita, tanto para a pequena como para os grandes ;)

bj,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.