Fatores de risco para a depressão pós-parto

A depressão pós-parto é um transtorno que se caracteriza por sintomas semelhantes aos da depressão comum: estado de humor rebaixado, pouca vontade de sair de casa, isolamento social, tristeza intensa e frequente, apetite e sono alterados. A diferença, no entanto, é que, na depressão pós-parto, esses sintomas aparecem na mãe, entre um mês e um ano após o nascimento da criança. Ao contrário do que se possa pensar, esse é um distúrbio não só de ordem psicológica, mas também biológica e social.

Podemos tomar como exemplo uma mulher que tem uma predisposição genética para desenvolver depressão. O estresse que ela enfrenta durante a gestação e depois do nascimento da criança pode ser exatamente o fator desencadeante dos sintomas depressivos. Estabelece-se, então, a depressão pós-parto. No plano psicológico, os principais fatores ligados ao desenvolvimento de depressão pós-parto são:

Como cuidar do umbigo do bebê!


A maioria dos pais possui um certo receio ao lidar com o coto umbilical do bebê, mas esta é uma parte muito importante dos cuidados que o novo membro da família irá necessitar.

Então como proceder?

O cordão umbilical conecta o feto em crescimento à placenta da mãe e, normalmente, possui duas artérias e uma veia. Aproximadamente 1% dos bebês possui artéria umbilical única – nestes casos, a alteração costuma estar associada a um aumento na incidência de problemas de crescimento, desenvolvimento mental, má-formações (especialmente nas vias urinárias), anomalias cromosomiais e outras síndromes.

Síndrome dos Ovários Micropolicísticos

O que é a síndrome dos ovários micropolicísticos?


O termo "síndrome dos ovários micropolicísticos" (também conhecida pela abreviatura, "SOMP") descreve um grupo de sintomas e de alterações nos níveis de hormônios de algumas mulheres. O nome origina-se do fato de que pacientes com esse transtorno freqüentemente (mas nem sempre) apresentam múltiplos pequenos cistos (nódulos) indolores nos seus ovários, o que pode ser visualizado por exames de ultrassom. Esses cistos são benignos. No entanto, as alterações hormonais provocadas pela síndrome podem causar sintomas importantes, com grande stress emocional para a mulher afetada.

A SOMP é uma alteração muito comum de mulheres em idade reprodutiva, podendo atingir de 4 a 10% dessa população (em média, 7%).

Como desfraldar meninas



Espere o momento certo


O segredo do sucesso do desfraldamento é só começar com o processo quando a criança realmente já tiver capacidade física (controle esfincteriano) para segurar as necessidades. Embora existam crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos.

Você talvez já tenha ouvido falar que meninas largam as fraldas mais rápido que meninos, o que é verdade. E crianças que já tenham irmãos mais velhos também levam menos tempo para desfraldar.

Estudos já demonstraram que, quando se tenta adiantar o processo, o que acontece é que ele acaba levando mais tempo. Ou seja: o resultado é o mesmo, mas começar antes da hora dá muito mais trabalho, e é bem mais estressante para todos, além de poder gerar problemas futuros.

Como desfraldar meninos!



Espere o momento certo


O segredo do sucesso do desfraldamento é só começar quando a criança realmente já tem capacidade física para segurar as necessidades (ou seja, tem controle esfincteriano). Embora existam crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos.

Você talvez já tenha ouvido falar que meninos demoram mais para largar a fralda que as meninas, o que é verdade. E o primeiro filho também demora mais a desfraldar, se comparado com meninos que já tenham irmãos.

Estudos já demonstraram que, quando se tenta adiantar o processo, o que acontece é que ele acaba levando mais tempo. Ou seja: o resultado é o mesmo, mas começar antes da hora dá muito mais trabalho, e é bem mais estressante para todo mundo.
© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.