Fertilidade: quais os tratamentos mais indicados em caso de Ovários Policísticos?

Como já havia falado no post Especialista Responde Dúvidas sobre Fertilidade! Parte I, O Da Fertilidade à Maternidade, conseguiu uma entrevista com a Dra. Silvana Chedid, especialista em reprodução humana e diretora do IVI São Paulo, e hoje vamos postar mais uma parte dessa entrevista sobre os ovários policísticos ou SOP. Então vamos lá:
Dra. Silvana, quais os tratamentos mais indicados em caso de Ovários Policísticos?
A primeira opção do especialista em fertilidade ao identificar a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) será tentar devolver a fertilidade natural da mulher:

Controle do peso: Os ovários policísticos podem levar a um quadro de obesidade, o que pode provocar desequilíbrios hormonais e ciclos anovulatórios (ciclos onde a ovulação não acontece). A obesidade também pode ser um risco para a gravidez, portanto é indicado ter como primeira alternativa uma dieta que não seja muito restritiva, já que estas costumam não ser efetivas e não aportar os nutrientes necessários para o equilíbrio da saúde.

Controle da resistência à insulina: uma característica da SOP que pode prejudicar a fertilidade.

Indução da ovulação: Sendo o principal efeito da SOP para a infertilidade a dificuldade de ovular, alguns medicamentos podem induzir à ovulação, porém estes medicamentos devem ser indicados e dosados de forma individualizada pelo especialista, pois se tomados de forma descontrolada são um risco à saúde da mulher.

Inseminação Artificial ou Fertilização in vitro: é comum que a SOP não seja o único fator que esteja dificultando a gravidez, nestes casos, pode ser indicada a Inseminação Artificial, quando a mulher é jovem e o fator de infertilidade associado for leve, ou a Fertilização in Vitro, para casos mais complexos ou quando a idade da mulher é superior a 35 anos.

Abaixo um vídeo bem completo, em que a Dra Silvana explica sobre os ovários policísticos e a fertilidade:

Mais uma vez, agradecemos muito à atenção e o carinho da Dra. Silvana e toda equipe da IVI São Paulo com a gente.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

10 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi esse comentário foi meu, mas a oração não sei como foi parar na postagem kkk ainda q seja linda e eu concorde, não era pra ter ido junto com a minha dúvida Ale kk

    ResponderExcluir
  3. Ah outra coisa, estou hoje no 10 dia após o término do acetoflux e ainda não desceu. Minha TB ai nda está em 36,9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi CM, não tem problema, uma oração sempre é bem vinda :)

      Quanto a tua dúvida, bom pode ter sido as duas coisas, ou a temperatura ter subido devido a medicação e/ou vc ter ovulado tb. O que o indutor pode fazer é afinar muito o endométrio, aí mesmo tomando o acetoflux pode não descer, como vc não fez ultra não sei se pode ser isso. Mas o meu conselho é esperar fechar uns 12 dias, se não descer fazer um beta e se possível um ultrassom pra entender o que houve. Depois passa aqui pra contar.

      Tomara que sejam boas notícias.

      bj,
      Alê

      Excluir
  4. Eu tive ovários policístico e graças a Deus não tive dificuldade nenhuma para engravidar!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, muitas mulheres com certezas tem muitas dúvidas e esse post aliado a consulta médica com certeza ajuda muito

    bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  6. Ache muito interessante o seu post e importante também para tirar as dúvidas de quem possa estar passando por isso. Tenho amigas que passaram por isso e foi bem difícil!
    Beijinhos!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedora a entrevista e o vídeo.
    Conteúdos assim são mesmo super importantes!
    beijos
    Lele
    http://www.eueleeascriancas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse post vai ajudar a muitas mulheres a esclarecer as suas dúvidas.
    Tenho certeza que quem passa por isso sempre busca informações e divulga-las é muito importante.
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a entrevista e com certeza o post será útil para muitas mulheres com ovários policísticos.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.