Infertilidade Tubária

Quando o assunto é a infertilidade feminina, são vários os fatores que devem ser investigados pelo médico. Hoje, o Dr. Bruno Jacob fala para vocês sobre as causas de infertilidade tubária. Explicando o que são as tubas uterinas, como funcionam, quais os problemas que podem dificultar ou impedir uma gravidez, diagnóstico e tratamentos. Vale conferir!


Tubas uterinas
Imagem: www.universiaenem.com.br
Primeiramente, vamos falar sobre a tuba!

Tuba uterina, ou trompas de Falópio, é um órgão bilateral, tubular, que conecta o ovário com a cavidade do útero, como um túnel. Dentro deste "túnel" que o espermatozóide encontra o óvulo e ocorre a fecundação. Esses túneis, possuem cílios (como pelinhos), que se movimentam afim de levar o óvulo fecundado até o interior do útero e dar início à gestação!

Cílios das tubas do útero transportando o óvulo
Imagem footage.framepool.com/en/search/cilium/
Visto isso, fica mais fácil entender então, o que uma alteração neste local pode fazer à fertilidade feminina. De uma forma bem simples, se seu funcionamento não estiver em boas condições ou o espermatozoide não chega ao óvulo, ou o óvulo fecundado não chega até o interior do útero!

Então, se pensarmos em um túnel, conseguimos entender que alguma obstrução atrapalhará seu funcionamento! Mas o que pode causar obstrução do túnel?
A causa mais comum é o doença inflamatória pélvica (DIP), causada em sua maioria pela clamídia (DST - Doença Sexualmente Transmissível). A inflamação, pode levar a um processo de cicatrização dentro das tubas, podendo causar aderências em seu interior, chamadas de "traves tubárias". Essas traves podem dificultar o espermatozoide de chegar até o óvulos, mas mais importante do que isso, ele pode favorecer a gravidez ectópica (gravidez que acontece fora do útero). O motivo não é difícil de entender, um espermatozóide é muito pequeno, por isso, pode passar facilmente pelas traves, mas quando fecunda o óvulo, o tamanho dessa junção é muito maior, logo, sua passagem até o interior do útero ficará impedida, gerando assim uma "gravidez nas trompas".

Outros motivos de danos tubários são de causas cirúrgicas, por conta da manipulação abdominal naquele local, podendo causar lesões imperceptíveis à tuba, gerando processos cicatriciais (cicatrização). A endometriose também é uma causa de obstrução tubária, uma vez que tecidos endometriais podem invadir o interior destes túneis, e ficar ali instalados impedindo a passagem dos espermatozóides, podendo também causar aderência, deixando a trompa presa a outros órgãos, por exemplo.

O tabagismo também é uma causa importante, que deve ser citada. Os cílios que ficam no interior das tubas, que empurram o óvulo fecundado até o interior da cavidade uterina, tem seus batimentos prejudicados nas fumantes. Esse também é um importante fator de risco para gravidez ectópica.

Exames de imagem capazes de diagnosticar essas alterações, como a histerossalpingografia, que é um exame feito com contraste no interior do útero, mostrando as possíveis obstruções das tubas.

Existem muitas técnicas para reversão desse quadro nas tubas uterinas, o mais importante é fazer o diagnóstico corretamente para então definir o melhor tratamento. A fertilização in vitro (FIV), pode ser um desses tratamento, trazendo ótimos resultados para esses casos.

Na dúvida procure sempre seu médico!!!!


Por Dr. Bruno Jacob - CRM167047
Formado pela Faculdade de Medicina São Camilo, residência em Ginecologia e Obstetrícia! Foi presidente da Liga Acadêmica da Saúde da Mulher!
Atende em consultório e grandes maternidades de São Paulo.
Atualmente possui um projeto nas redes sociais para levar informação às mulheres, conheça:


Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.