Os primeiros passos do bebê são tão esperados como o primeiro sorriso, a primeira palavrinha e os outros marcos que comprovam que o pequeno está evoluindo. Geralmente, as crianças começam a andar entre o 11º e 14º mês. No entanto, não há regra: é preciso respeitar o tempo de seu filho e não sufocá-lo com sua ansiedade.
Entenda o que vocês podem fazer para contribuir nesse processo e conheça os cuidados que devem ser adotados para que o nenê não se machuque enquanto ensaia suas caminhadas.
Uma das muitas descobertas feitas pelo bebê no início de sua vida é que ele é capaz de sentar-se sozinho, sem qualquer tipo de apoio para suas costas. Esse é apenas o início de um processo que culminará nos primeiros passos da criança.
Após conseguir manter-se sentado, o bebê começa a se arrastar, rolar pelo chão e pode começar a engatinhar. Em uma segunda etapa - que ocorre por volta do 9º ou 10º mês de idade - ele passa a tentar ficar de pé, apoiando-se nos móveis e nas pernas das pessoas que estão por perto.
Depois de todo esse treinamento para conquistar coordenação motora e equilíbrio, a criança finalmente começa a ensaiar alguns passinhos. Pronto: é inaugurado um período em que ela passará seus dias tentando se manter firmemente em pé e andar (o que, afinal, é um processo natural do ser humano).
Prepare-se para vê-lo caindo e levantando-se diversas vezes - e tanto você quanto o pequeno se acostumarão facilmente com isso. Por medidas de segurança, é indicado proteger as quinas do móveis e as tomadas e remover tapetes que possam fazer a criança escorregar.
Finalmente, caminhando
A maioria das crianças anda por volta do 11º mês de idade. Porém, nada pode ser encarado como regra: alguns bebês demoram mais para começar a andar, outros são mais precoces; há ainda aqueles que não passam pela fase do engatinhar. Tudo varia a cada criança.
Os pais precisam ficar atentos para que sua ansiedade em ver o filhote andando não acabe por pressioná-lo (o que certamente atrapalhará o desenvolvimento da criança). Paciência e apoio é tudo do que ela precisa!
Depois de conseguir andar, o nenê faz uma outra descoberta: é possível correr! E, dos 19 aos 24 meses, ele ficará correndo de um lado ao outro, escalando móveis e pulando pelos cômodos da casa.
Porém, quando passar essa fase de empolgação, ele deixa a correria de lado (dando um pouco mais de sossego para os pais) e andar será algo tão natural que ele nem se lembrará que um dia não soube fazer isso!
Dicas valiosas
- Proteja as quinas dos móveis e as tomadas.
- Remova tapetes que possam fazer a criança escorregar ou tropeçar.
- Bloqueie o acesso às escadas (usando grades de contenção em cima e embaixo).
- Em superfícies lisas, deixe-o descalço (ele conseguirá sentir e firmar melhor os pezinhos).
- Em superfícies ásperas, o bebê deve usar sapatinhos com solas retas e antiderrapantes.
- Incentive a criança com elogios e ofereça sua ajuda.
- Dê espaço para a criança andar e não fique imediatamente atrás dela.
- Não exagere nas advertências sobre perigos e quedas (isso poderá inibi-lo).
Fonte: site Josnsons Baby