Controle de Ovulação com Ultrassom Seriado (Ovulograma): Entenda como funciona!

Vou colocar um pouquinho de informação para vcs sobre o assunto, coisas que aprendi com os médicos especialistas, quando fiz as minhas várias e várias us.

Bom, esse exame é indicado, principalmente, pra quem toma indutor, faz tratamentos de fertilidade como coito programado, ou mesmo para quem quer aumentar as chances de gestação. Com ele, é possível acompanhar o crescimento dos folículos até que um ou mais ecloda(rompa) e libere o óvulo, sendo que nesse acompanhamento o médico consegue indicar os dias certos para namorar.


O controle por ultra seriada, como é mais comumente  conhecido, são vários ultrassons transvaginais feitos  em dias alternados no período fértil.
O ideal é iniciar o controle lá pelo 10º dia do ciclo, pra quem tem um ciclo entre 28 até 32 dias, e faz-se em média uma a cada 2 dias, mas isso o médico vai indicando a cada ultrassom realizado (US).

Baseada num ciclo de 28 a 33 dias, entre o 10o e o 12o dia já devem ter folículos dominantes, ou seja, com mais de 10mm (=1cm).

É importante salientar, que para ocorrer a ovulação, são necessários 2 fatores, pelo menos 1 folículo dominante e um endométrio com espessura mínima. (isso aprendi com a médica especialista com que fiz tratamento)

Os folículos crescem em média 2mm por dia, já o endométrio entre 1 e 2mm/dia, sendo que a expessura ideal do endométrio no dia da ovulação é entre 7 e 15mm, mas quem toma indutor a média baixa para entre 6 e 15mm, pois o medicamento pode afinar um pouco. O endométrio deve ser trilaminar, ter 3 camadas, para que seja possível que ocorra a nidação (fização do óvulo fecundado no útero)

Os folículos rompem em média entre 19 e 23mm, mas com medicamento a tendência é que eles cresçam um pouco mais, até uns 28mm, até mais, já tive ovulação com mais de 35mm.

Ah, nem todos os folículos viram óvulo, geralmente apenas um eclode, e os outros não evoluem ou vão regredindo ou são eliminados na próxima monstra.

Quando o folículo rompe, ele gera o corpo lúteo, é uma "cicatriz", ou seja, o folículo que amadureceu e que se rompeu para a saída do óvulo do ovário. Então, se ele estiver no ovário direito, significa que vc ovulou no lado direito, se for do lado esquerdo, vc ovulou do lado esquerdo. Para ter um corpo lúteo, vc tem que ter ovulado e para visualizá-lo na US é necessário que o aparelho tenha doppler, senão ele não é visível.

O corpo lúteo aparece logo após a ovulação e vai ficar lá até a sua próxima menstruação, ou até a formação da placenta na gestação, entre 12 e 13 semanas. É ele quem produz a progesterona, que causa um aumento na sua temperatura basal.


Se vc engravidar, o corpo lúteo vai ficar vivo produzindo progesterona até a formação da placenta alimentando o embrião e se vc não engravidar, ele vai deixar de produzir progesterona e isso vai sinalizar pro seu corpo que vc deve menstruar.

Para um casal normal, sem nenhum problema de fertilidade, as chances de engravidar em cada ciclo (em cada ovulação) é de apenas 20%. Ou seja, vc tem 1 chance em 5 de engravidar cada vez que vc ovula. Se vc ou seu parceiro tem algum problema (espermatozóides fracos ou em pouca quantidade, ciclos sem ovulação, etc.), essa porcentagem cai ainda mais. Por isso que os médicos pedem pelo menos 1 ano de tentativas antes de começar uma investigação mais profunda.


Outros posts que talvez interesse:

Dúvidas sobre indutor de ovulação?! A gente responde!


Vida de Treinante!


"Relaxa que você Engravida?"

Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade 

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê


O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email. Alê

171 comentários

  1. Olá, sou casada a 4 anos e 11 meses e estou sonhando em ser mãe, em outubro liberamos, mas até agora nada, fui diagnosticada com ovários policísticos, minha GO me receitou clomid e vou começar a usar agora em janeiro no 3° dia do ciclo, ela passou a ultra seriada, mas to em duvida pra quando devo marcar a ultra, é a partir do 10° dia??? E devo intensificar os treinos a partir do 4° dia depois do último comprimido???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, a 1a vc deve fazer entre o 10o e o 12o dia, aí o médico vai avaliar quando vc deve fazer a próxima. O período fértil com o indutor fica entre o 4o e o 12o dia após o último comprimido, mas como vc vai fazer acompanhamento com ultrassom o médico vai acompanhando e vai te indicar os melhores dias para namorar.
      Como vc tem OP, pode acontecer de ter um ciclo um pouco mais longo, ovular um pouco mais tarde, o crescimento dos folículos pode ser um pouco mais lento, então não desanime se na 1a ultra ainda não tiver folículos maiores, continue acompanhando que eles devem evoluir.

      Excluir
    2. Oi ale,então, meu ciclo é de 35 dias e meu ginecologista disse q eu ovularia 14 dias antes da próxima menstruação. Esse dia vai dar na semana q vem na terça-feira dia 19/01/16 mas tô pensando em fazer a ultravaginal pra ter certeza q vou ovular nesse dia ou perto dele, qual dia vc me aconselha fazer? Estou no meu 15 dia do ciclo. Bjo

      Excluir
  2. olá , minha mestruação veio dia 1 de agosta e na minha ultrassom esta dizendo q veio no 15 de agosta
    a ultrassom se contra no periodo fertil ou pelo o primeiro dia da mestruação ??? me ajunda por favoor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, não sei se entendi muito bem a tua dúvida, se é um ultrassom de gestante, pode ter uma variação, pois dependendo da época da gestação o cálculo é feito pelas medidas do bebê. Mas é importante levar para teu médico avaliar, ele vai conseguir explicar melhor porque está dando diferença.

      Excluir
  3. Ale, obrigada flor. Minha M desceu dia 10, já comecei a tomar o clomid, dia 20 vou fazer a a primeira ultra. .bjs

    ResponderExcluir
  4. Ale, meu 1° ciclo com Indux e no 11° DC fiz a ultra e estava lá no ovario esquerdo um foliculo com 1,83cm no mesmo dia apliquei o Ovidrel para ajudar a romper o foliculo, hoje é meu 13° DC e meu teste de ovulação deu positivo, vc acha que já ovulei, ainda vou ovular ou estou ovulando?
    Sentindo solicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guislaine, me parece que vc ovulou no dia que fez o teste de ovulação. Que dê tudo certo!

      Excluir
  5. Bom dia! Estou no primeiro ciclo de clomid. Tomei por 5 dias. No 12 dia fizz ultrason e tinha um foliculo dominante com 13 mm.doia dias depois no 14 dia ele já estava com 18 mm. A médica disse que eu ovularia em 2 dias no máximo. Porém, 5 dias depois disso fiz uma teste de ovulacao que tinha em casa, aqueles de tirinhas e pra minha surpresa deu positivos e permaneceu positivo por mais 5 dias. Em quem confiar, na ultrason ou no teste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, eu confiaria mais no ultrassom, mas como não sei como estava teu endométrio e nem mais detalhes do teu histórico, por via das dúvidas é bom namorar. Só uma dica, o teste de ovulação só é positivo, quando a 2a linha é mais forte ou tão forte quanto à 1a, se tiver mais fraca não é positivo.

      Excluir
  6. Ola Ale,ja faz 1 ano q estou tentando engravidar,minha ginecologista me pediu um ultrassom de rastreamento de ovulaçao, disse p eu fazer no decimo dia contando a parti do primeiro dia da mestruacao,porem aqui na minha cidade o medico q faz so vem uma vez na semana,e vai dar no 12.Sera q se eu fizer no 12 ainda assim da certo.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, é bem provável que dê, só se teu ciclo for curto (menor que 28 dias).

      Excluir
  7. Meu endometrio estava com 8 mm e folículo com 18 mm. Diante disso ela.disse que eu ovularia em dois dias no máximo. Mas aí fui inventar de fazer o teste de farmácia de ovulacao e confundi o toda minha cabeça pois o teste ficou positivo por 5 dias após o periodo que ela disse que eu ovularia. Fiquei sem saber se o certo era a ultrason ou o teste de ovulacao. E tb nao sei se o uso.do clomid interfere nesses exames.
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O indutor não é para interferir. De qualquer forma, 5 dias de positivo no teste de ovulação não é pra acontecer, positivo mesmo, ou seja, as duas linhas da mesma cor ou a 2a linha mais forte, é para ser apenas 1 dia. Acho melhor confiar no ultrassom.

      Excluir
  8. Bom dia Ale!
    Me tira umas dúvidas por favor :)
    Minha M chegou dia 16/06/2014 e comecei a tomar o clomid por 5 dias (2 comprimidos por dia com orientação médica) do dia 18/06/2014 ao dia 22/06/2014, no dia 29/06 saiu aquele muco com aspecto de clara de ovo... Isso significa que ovulei nesse dia?

    e hoje estou no 18º dia do ciclo, será que já ovulei, seria bom eu fazer a US p sabe ser já ovulei ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, o muco elástico não dá certeza, mas é um bom indício, que a ovulação está para acontecer, geralmente do dia que ele aparece até uns 2, no máximo 5 dias depois. Só que com o uso do indutor pode acontecer alterações no muco tb. Então, por via das dúvidas, sempre bom namorar quando ele aparece.
      Como vc já está no 18o dia, seria bom fazer um exame de progesterona por volta do 23o, para confirmar se vc ovulou. Se vc precisar de indutor de novo, fale com o médico para fazer um controle com US.

      Excluir
  9. Oi amiga, comecei o 1º mês com o clomid (2 comp. por dia), A minha mestruação veio dia 03/07, ontem comecei o duphaston, e na ultra que eu fiz hj , no 12º dia estou com alguns folículos no ovário direito , o maior medindo: 13x11mm, no esquerdo diz alguns ,mas não fala a quantidade. O meu endométrio esta medindo 04 mm de espessura.
    Gostaria que vcs me ajudassem ...O meu folículo esta muito pequeno??
    E o meu endométrio , tinha que esta maior??
    Tenho 38 anos e uma menina linda de 3 anos e meio, mas quero dar um(a)irmão ou irmãzinha para ela.
    Desde já agradeço a ajuda...
    Fiquem com Jesus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, me parece compatível com o período do teu ciclo, às vezes demora um pouco mais para os folículos crescerem, principalmente se vc tem um ciclo mais longo e/ou dificuldade para ovular.
      Tem que avaliar como vai ser o crescimento, mas dentro de uns 3 a 5 dias é possível que vc já ovule. Se vc vai fazer outra ultra, o médico já deve te orientar, ;)
      Que td dê certo e logo venha teu positivo, ;)

      Excluir
    2. Oi Alê obrigado por me responder..A minha obstetra pediu para eu fazer as ultras assim: 12º / 14º / 18º. fiz esta ao qual lhe falei , teria que fazer a outra hj, mas não fiz, vou fazer na segunda feira dia 21/07(Que será o 18º dia}, e postarei para lhe dizer como estão os meus folículos...kkk.
      Na verdade , a minha médica, me pediu para fazer esse acompanhamento , à partir do mês que vem, mas a ansiedade e curiosidade , não me deixou esperar...kkkk
      Fica com Deus. :)

      Excluir
  10. OI Alê, gostei do seu blog e das informações, muito úteis!! Querida quero aproveitar e tentar tirar uma dúvida com você. Tenho 43 anos e tentando engravidar, em maio tive meu positivo, mas em 17/06 aconteceu um aborto espontaneo de uma gestação anembrionada. Em 17/07 31 dias depois, de acordo com meu ciclo, desceu uma borra de café, bem pouco, apenas sujava o papel qdo ia ao banheiro e ficou nisso até hoje, 22/07, nada de sangue vermelho. Medi a progesterona no 23dc e estava 0,4 e no dia desta borra no meu 31dc tb estava 0,4 ng/ml. Concluí que não tinha ovulado. Minha dúvida é se posso entender essa borra de café como menstruação e iniciar um novo ciclo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drika, possivelmente sim, mas certeza só com uma ultra para avaliar. Como vc teve uma perda é normal ter alterações de fluxo, só que é difícil ter certeza sem uma avaliação do médico.
      bj,

      Excluir
  11. OI ale.. oi gente! tenho sop e tem 2 meses q parei o anti e estou tomando somente glifage 1000 mg ao dia.
    Essa semana fiz controle de ovulação no 12 dia do ciclo foi a primeira ultra: resultado tinha um foliculo dominante no ovario esquerdo com 22 mm . dois dias depois (hoje) na ultra ela me informou q o foliculo se rompeu e que provavelmente ovulei nesse meio termo de ontem pra hoje!
    endometrio espessura 7,8 mm. oq vcs axam gente??? nao entendo mto desses exames e desse assunto... estou querendo engravidar!!!! estou nos treinos rsrs bjs ferteis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, se houve ovulação que ótimo, o endométrio está com uma boa espessura para essa fase. Se vc treinou nesse período, agora é torcer para menstruação não aparecer, ;)
      bjs férteis

      Excluir
  12. Oi Boa tarde...
    estou tentando engravidar a 8 meses,tenho SOP, minha Go me receitou o clomid, mas como não estou mentroando ela me passou um anticoncepcional e logo em seguida começar a tomar o clomid por cinco dias e depois monitorar a ovulaçao...será que saberia me dizer se depois que eu fizer todas a USG e levar o laudo delas para a medica ainda terei que tomar anticoncepcional novamente...achei estranho pois como engravidar tomando contraceptivo??

    o clomid toma somente quando mentroar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri, o tratamento com a AC é para limpar teus ovários 1o, aí quando vc termina a cartela começa a induzir à ovulação com o clomid, depois que vc terminar de tomar pode ovular de 4 a 12 dias, nesse período vc já não vai mais estar tomando AC.
      Com as ultras vai ser possível avaliar a resposta dos teus ovários a esse tratamento, se vc vai conseguir ovular ou não e com essa avaliação a médica tb vai poder definir se é o melhor tratamento para o teu caso.
      Em alguns casos de SOP, em que a paciente tem falta de menstruação, os médicos usam o clomid mesmo sem ter descido à menstruação.
      Segue a instruções da tua médica certinho! ;)

      bj

      Excluir
  13. Ale, me ajuda.
    Sou casada há 7 anos, e há 2 estou tentando engravidar. Tenho SOP, tomo Duphaston do 14º ao 25º dc, e finalmente minha médica me prescreveu o Clomid, 100mg do 3º ao 5ºdc dia. Pesquisei bastante e li a bula, que indica tomar por 5 dias, a começar do 5ºdc.
    Ela pediu a ultra seriada para o mesmo período, do 3º ao 5ºdc. Será que está certo isso? O que vc acha?
    Não sei o que fazer :'(
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, cada médico tem uma indicação de uso, conforme o quadro, mas acho que ela pode ter escrito errado, do 3o dia por 5 dias, talvez, pois são 5 dias à indicação, pelo menos na grande maioria dos casos, então se é a partir do 3o dia, deveria ser até o 7o dia, mas o melhor é dar uma ligada para ela e tirar a dúvida.
      bjo

      Excluir
  14. Oi Alê,me ajuda.
    Sou casada a 5 anos e estamos numa luta tentando ter nosso tão sonhado positivo,bem,minha monstra veio dia 14/11 e comecei o clomid no 2º dia da regra,depois tomaria o natifa do 7º ao 13º do ciclo e teria que fazer a utra,mas não consegui fazer e em seguida no 17º dia do ciclo tomar o utrogestan ,estou tomando o utrigestan,mas acho o fato de não ter feito a ultra pode ser prejudicial?pois li, que esse remédio se tomado antes de ovular pode prejudicar,o pior é que até agora minha monstra não desceu,mas sinto cólicas desde do primeiro dia que comecei intravaginal esse remédio e o médico disse que só devo parar o medicamento quando a monstra descer,mas será que vai descer???bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, na verdade com o ultrassom tem como avaliar a resposta dos ovários e até prever quando vai ser à ovulação, se vai ocorrer a ovulação. O Utrogestan pode atrapalhar se usado muitos dias antes da ovulação, o que não parece ser o teu caso, podendo fazer com que à ovulação não aconteça. Se vc não engravidar e a menstruação não descer, pode ter acontecido de vc não ter ovulado ou ter ovulado um pouco mais tarde. Se atrasar mais que 5 dias o melhor é conversar com teu médico, ele deve pedir o Beta HCG e um ultrassom para tentar avaliar e aí vai poder te indicar se é para parar a medicação.

      bjss

      Excluir
  15. oi, sou Gaby estou com algumas dúvidas.No dia 27/01 foi o primeiro dia do meu ciclo. A partir do terceiro dia ao sétimo dia do ciclo tomei clomid por ordens médicas. Já estou com 40 anos. Eu fiz a ecografia hj dia 10/02 e ele confirmou q eu estava ovulando no dia anterior. Como eu faço pra saber se estou ovulando duplamente. O médico disse q com a ecografia dá pra ver os foliculos dominantes. Eu posso ter relação quando? quero ter gêmeos... tenho caso na familia tbm. Me ajude, estou um pouco perdida! bjs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby, no controle de ovulação o médico pode te indicar isso, se há ou não dois folículos com possibilidades de romper, pode acontecer tb de um óvulo se dividir, mas esse não tem como saber antes de confirmar à ovulação. Sugiro questionar o médico quando for fazer a ultra.
      bj

      Excluir
  16. Oi Ale, depois que te mandei uma mensagem achei essa sua postagem, já me esclareceu algumas coisas, como o fato de o medico não ter conseguido ver o corpo lúteo na ultra, provavelmente não tinha dopler ne? Bom essa era a minha mensagem original, espero que você possa me ajudar com as minhas outras duvidas:

    Oi Ale, ha tempos acompanho seu blog, ja tirei muitasss duvidas aqui! Sera que vc pode me ajudar a entender com uma ultra que fiz hoje? Tenho SOP, estou no 17º dia do ciclo, 10 dias depois que parei o indux (50 mg) e fui fazer uma ultra pra saber se tinha ovulado, pq na terça senti muita dor, tinha certeza que tinha ovulado, mas ai o medico, com a maior impaciência do mundo, disse que era 99% de chances de ainda não ter acontecido, porem não me disse o que fazia ele pensar assim, ainda perguntei se quando ovulamos não fica sinais, mas ele disse que não, e que achava que eu não tinha mesmo, mas certeza mesmo só se eu estivesse fazendo a seriada (o que pretendo no próximo ciclo) mas ai sai de la com mais duvidas que entrei. 1º duvida: não fica nenhum sinal que ovulamos no ovário? Posso ter ovulado e ele não ver? O que ele falou de 99% pode ser apenas chute? 2º duvida: no laudo consta os maiores foliculos em cada ovário, no direito um de 10 x 06 mm e no esquerdo 10x 10 mm. O negocio é que quando acompanhei um outro ciclo com ultra, no laudo vinha apenas 10 mm ou 20 mm por exemplo, é a mesma coisa? Então o foliculo dominante no esquerdo seria d que tamanho afinal? 10mm? ou 6 mm? Desculpe minha ignorancia kkk mas é que só vou voltar no meu medico na quarta que vem e to ansiosa demais pra esperar te lá. Espero pode contar com sua ajuda!
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que o blog tem te ajudado. Qnto as dúvidas, depois que se ovula fica o corpo lúteo (nem sempre visível dependendo do aparelho, como vc observou), a espessura do endométrio e, geralmente, algum líquido na pelve, mas é complicado avaliar sem ter todos os dados da ultra. O médico tem vários fatores para avaliar, se a espessura do endométrio estava menor que 7mm, pode ter sido o indicativo que não houve ovulação. A medida do folículo, quando tem mais de uma é uma média entre os valores.
      O melhor é teu médico pedir um exame de progesterona, assim tem como tirar uma conclusão melhor.
      Vale dizer tb, que o melhor efeito do indutor é a partir do 2o ciclo, principalmente em casos de SOPs, então é bem comum não ovular no 1o ciclo.
      bj,
      Alê

      Excluir
  17. BOA TARDE Gostaria de contar um pouquinho da minha hostoria sou casada a 6 anos e a 3 anos decidimos ter um BB a 2 anos estou em tratamento para que este sonho se realize ja passei por varias etapas e Agora vou fazer a US controle de ovulos estou tomando o Clomide dez do dia 14/03/15 vou tomar ate dia 18/03/15 ai no dia 20/03/15 vou fazer minha 1 US de controle de ovulos gostaria de saber se alguma de vocês ja tomarão este medicamento e conseguirão realizar o tão sonhado desejo de ser Mãe pois eu e meu esposo estamos nesta espera a 2 anos BOA SORTE A TODAS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, no meu caso não engravidei, mas o meu problema não era só ovulação.

      Se a dificuldade de engravidar está relacionada à ovulação as chances são boas, conheço muitos casos de casais que conseguiram. E muito bom que teu médico já indicou o controle de ovulação, assim é possível avaliar como o tratamento e aumentar as chances de conseguir o positivo.

      Que dê tudo certo, :)
      Alê

      Excluir
    2. Obrigada pela sua resposta Alê mas o meu problema também não é so isso tenho um alteração de hormonio que graças a deus esta controlada. A medica passou esta fase de controle de ovulos pra ver se da certo. Adorei muito o seu blog, que deus continue te abençoando para poder continuar ajudar as Tentantes!!!

      Excluir
  18. Oi meninas fiz as US por 2 dias// No dia 20/03 fiz a primeira US eu estava com 11 ov lado esquerdo e 03 lado direito so que os do lado direito estava bem maiores, então o Dr me pediu pra eu voltar no dia 21/03 foi então que fizemos novamente a US e ele viu que tinha ovulado, ai ele me disse que teria que Ter relação nos dias 21/03 22/03 que teria grandes chances de ter o meu tão sonhado Positivo. So volto na minha medica dia 02/04 gostaria de ver com alguma de vcs que ja passou por esta etapa e teve o positivo com quantos dias depois posso fazer o teste pra saber se deu Positivo ou Negativo. Bjos e Boa Sorte para todas tentantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, conta 15 dias depois da relação, aí já pode fazer um teste.
      bjs,
      Alê

      Excluir
  19. Boa tarde. Hoje minha ginecologista me receitou o clomid, estou com a prolactina 66,8. Vou tomar ele no 3º dia do ciclo por 5 dias? E a ultra de rastreamento ela pediu para fazer, quando eu devo fazer vc sabe me falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, o melhor é fazer a 1a entre o 10o e 12o dia do ciclo, contando a partir do 1o dia da menstruação.
      Alê

      Excluir
    2. Oi Jéssica Ferreira eu tambem tenho minha prolactina alto estou em tratamento por 2 anos agora que ela diminuiu mas tomei Carbegolina como ela esta controlada este mês começei a tomar o Clomid a medica me pediu pra eu começar a tomar apartir do 5° dia do ciclo e começar as US apartir do 10° dia do ciclo... Na minha primeira ultração que fiz eu estava com 11 ovulos lado esquerdo e 3 lado direito... No dia seguinte fiz a 2 US e eu tinha ovulado foi então que o medico disse que eu se eu tivesse relação neste 2 dias eu teria grandes chances de ter o meu tão sonhado Positivo. Boa Sorte pra você!!!

      Excluir
  20. Ola boa noite, eu era operada e fiz a reversao em setembro de 2014, depois do dezembro comecei a treinar e ate agora nada , no mes passo fiz Us e deu tinha ovulado, ai meu medico me receitou uso do serophene por 5 dias inicie no dia 18/03 hoje fiz Us para saber , resultado foi :Ovario direito solido custico , com presença de cisto medino 1,60 cm sugestivo . Alguem pode me ajudar se estou ovulando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se cisto de 1,6 citado é sugestivo de corpo lúteo vc já ovulou, se for de cisto funcional vc ainda vai avaliar, mas é importante levar para teu médico analisar, porque fala em regiões sólidas, que pode indicar alguma alteração.

      Excluir
  21. Meu 1 dia da menstruação foi 28/01...fiquei menstruada até 9/2...fiz bhcg positivo...ontem fiz eco não tem nada no útero. ....fui no laboratório e pela 5 vez fiz outro exame bhcg quantitativo 4850...aumento mais. ...não sei o q faço. ..o médico da eco disse q não to grávida. ....o do laboratório mandou me chamar e disse q estou. .....to desorientada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, pelo valor do beta vc deve estar entre 4 e 5 semanas, aí não aparece no exame de ultrassom, o melhor é falar com teu médico para ele avaliar os exames que vc fez, possivelmente ele vai pedir para repetir o ultrassom daqui umas 2 semanas. O sangramento parou?

      Excluir
    2. Não tive nada de sangramento. ...mas meu abdômen ta mais duro...sou gordinha. ..tem alguma coisa a ver fazendo a transvaginal? ? Tenho endometriose tbem..

      Excluir
    3. Não, sendo transvaginal não tem alteração na visualização, deve ser só porque tá no início da gravidez mesmo.

      Excluir
  22. Olá,excelente Blog! Me chamo Clara e tenho uma dúvida: Tenho SOP e estou tomando metformina para regularizar o cliclo,minha DUM foi 18/03,fiz a 1a USG 30/02 e tinha 1 folículo com 0,7 cm e repeti hoje 06/04 e estava com 1,1cm e endométrio 0,8,o médico não viu corpo lúteo e me disse que provavelmente não ovulei esse cliclo,mesmo assim eu namorei nos dias em que senti dor e percebi o muco,posso ter ovulado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou do blog :)

      Quanto a tua dúvida, pelo que vc relata pode ter ovulado depois sim, o folículo cresceu de uma ultra para outra, mas ainda não tinha atingido o tamanho suficiente, o melhor seria continuar fazendo ultrassom para acompanhar. É bem comum, em casos de SOP, o folículo demorar um pouco mais para crescer.

      Excluir
  23. Bom Dia! Meu nome é Silvana, Seu blog é ótimo esta ajudando muito, obrigada.
    Estou tentando engravidar a 1 ano e meio, na ultima consulta minha ginecologista, solicitou o Ultrassom Seriado, ela me falou que faria 5 ultra para acompanhar o ciclo, na clinica o profissional falou que seriam apenas 3. A 1ª foi feita no 7º dia do ciclo ele detectou que eu tinha 4 folículos no ovário esquerdo e 1 folículo no direito, a 2ª foi feita no 9º dia e tinha um folículo dominante com 1,20 cm e a 3ª no 13º dia, o folículo dominante estava com 1,40cm e o endométrio com 1,00 cm de espessura. O laudo foi de ciclo anovulatório. Minha consulta é somente no dia 27/04, estou com muitas duvidas. Minha médica pediu ainda uma Histerossalpingografia que só posso fazer no próximo ciclo, além do exame de Progesterona Sérica.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, acredito que o correto seria fazer mais ultras para acompanhar, pois o folículo pode ter continuado crescendo. Como vc tem uma requisição de exame de progesterona, o melhor é fazer nesse ciclo para confirmar se houve ou não ovulação, ela deve ter te indicado o dia para fazer, geralmente lá pelo 23o dia do ciclo.

      Excluir
    2. Sim, vou fazer o exame essa semana. Obrigada

      Excluir
    3. Bom dia! O resultado da Progesterona saiu. 17,06 ng/ml no 23° dia. Muits dúvidas. ...

      Excluir
    4. Oi Silvana, pelo valor acima de 10 ng/ml, acredito que vc tenha ovulado, mas é importante levar as ultras e o exame para teu médico avaliar.

      Excluir
  24. Para contar o primeiro dia do ciclo, é desde a borra ou só quando desce sangue?? Quero saber para ver quando faço as seriadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Veronica, depende do fluxo (quantidade), se a borra vem em quantidade a ponto de ter que usar absorvente, não só pinguinhos/corrimentos escuros, vc conta, se não, aí conta quando vem o sangue em quantidade.

      Excluir
  25. Oi é 3 dias de borra, mas bem pouquinho, aí no quarto dia desce sangue normal.
    Só para tirar um parecer, minha médica disse que conta desde a borra, mas já li que é a partir do sangue.
    Assim é tomar o induz a partir da borra e outros dizem a partir do sangue.
    As vezes fico na dúvida..
    Mas obrigada pela atenção e que venha logo meu positivo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu entendo, tem bastante divergência. Mas a questão da quantidade, quem me explicou foi a minha gineco/obstetra e confirmada pela especialista em reprodução, com quem eu me tratei. Eu, se o bem pouquinho vc pode ficar apenas com um absorvente diária, contaria a partir do sangue.
      Que tudo dê certo, e vc logo venha contar do teu positivo ;)

      Excluir
  26. Olá me ajuda a sanar 3 dúvidas por favor...
    Menstruei dia 26/4 farei a histero dia 8/5 concorda q nesse meio tempo n é necessário treinar p/ engravidar?
    E tendo eu um ciclo de 25 dias acha q ha possibilidade de mha ovulação ocorrer apos a data do exame?
    Acha q devo iniciar o uso do segundo ciclo do indutor clomid mesmo tendo a histero para dia 8/5?

    Me da sua opnião por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, vou tentar te ajudar. Quanto a evitar treinar, sim é o ideal, para não correr o risco antes do exame. Tendo um ciclo de 25 dias, a histero, pelo que calculei será no 13o dia, então é possível que vc já tenha ovulado ou ovule em seguida. Eu não usaria o indutor nesse ciclo, esperaria para o próximo, mas o melhor é ver o que teu médico acha.
      Alê

      Excluir
  27. Ola, tenho 27 anos, sou casada á 4 anos e tentante à 2 anos, tenho ovário policístico. Meu Go passou Serophene por 3 ciclos estou no 3º ciclo. No 12º dia do ciclo fiz uma US e o resultado veio assim: Sinais do gradiente da distrofia micropolicistica em ambos ovários, com um folículo dominante de 12mm à Direita e outro de 15mm à esquerda. Endométrio 2,3mm. Hoje estou no 16º dia do ciclo e estou sentindo umas fisgada no ovario direito. O que significa o policistico voltou?? posso ter uma ovulação??? muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ainda tem microcistos, mas como tb tem 2 folículos dominantes pode ser que a ovulação ainda aconteça. Como teu endométrio está fino, acho que pode demorar mais uns dias para ovular, mas de qualquer forma é bom namorar. Seria bom ver com o médico pra fazer outra ultra para acompanhar a evolução.

      Excluir
  28. Olá! Gostei muito de tudo que li noseu blog! Tenho umaduvida : Estamos tentando engravidar há 1 ano e meio, vamos tentar a inseminação, Meu médico pediu pra tomar clomid do 3 ao 7 dia DC, Meu ciclo e de 25 dias, me pediu um ultrassom pro 12 dia... será que corre o risco de eu já ter ovulado nesta data? E não poder fazer a inseminação? Obrigada vc ente de como nos se fomos ne...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou! Qnto a tua dúvida, acredito que não, o médico conhecendo teu ciclo e o tratamento, fez o cálculo para que tenha tempo hábil de acompanhar a tua ovulação, mas sempre bom falar com teu médico se vc tem dúvida, ;)

      Excluir
  29. Olá, bom dia, eu também gostei muito do blog. Espero que possa me orientar, estou bastante confusa. Dia 21/05, quinta, eu fiz uma eco, já faz 6 meses que parei com o anticoncepcional, daí a médica disse que no meu ovário esquerdo tinha um folículo e que em aproximadamente 10 dias iria liberar o óvulo. Ontem dia 25/05 de manhã eu tive aquele corrimento transparente, como clara de ovo, porém a noite minha menstruação desceu. Não to entendendo nada. Realmente, era para minha menstruação descer hoje, dia 26/05. Mas e meu ovinho que tava para madurar? E as gosminhas transparentes? =( Estou muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu não conheço como é teu ciclo, de quantos dias, então fica complicado avaliar. Tb teria que saber detalhes do exame, medida do folículo, espessura do endométrio, pois tudo isso faz diferença para avaliar. O que pode ter acontecido é vc não ter ovulado, ou seja, o folículo que a médica descreveu não cresceu. O muco é causado por alterações hormonais, que podem acontecer tb logo antes ou logo após a menstruação.
      Sei bem como é frustrante, mas leve o exame para teu ginecologista avaliar e entender melhor o que pode ter acontecido, talvez seja bom fazer um controle de ovulação no próximo ciclo pra verificar se vc está ovulando.

      Excluir
    2. Olá, boa tarde, amanhã vou buscar o resultado da eco, daí te falo a medida do meu folículo e espessura do endométrio. Meu ciclo tá em média de 32 dias. Não tá bem certinho. Estou desanimada, pois toda vez que vou na minha ginecologista ela diz: Na hora certa vai acontecer. Daí eu fico perdida, pois sempre fui muito programada com tudo, e agora que estou com tudo perfeito para a chegada do bebê eu não consigo. O pior é que meu marido já tem um filho, então a interrogação está em mim. Você é muito querida e especial viu, por ajudar pessoas como nós. Deus te abençoe. Até.

      Excluir
    3. Eu sei como desanima, mas não podemos desistir, o que eu posso te dizer é que todo o esforço vai valer a pena. Quanto ao pto de interrogação ser vc, não é bem assim, pois a fertilidade do homem é bem sensível, não quer dizer porque ele já tem um filho que ele está fértil, num homem até uma infecção genital, que geralmente eles não tem sintomas, pode deixá-lo infértil temporariamente, por isso ele tb precisa fazer um espermograma.
      Vou te deixar um link com algumas dicas talvez te ajude também :)
      http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2009/07/quero-engravidar-e-agora-por-onde.html
      Obrigada pelo carinho, eu ajudo, porque sem bem como é complicado tudo isso.
      bj,
      Alê

      Excluir
  30. bom dia meninas td bem??
    meu médico me receitou indux de 100mg para começar a tomar no 3o. dia do ciclo. Minha menstruação veio ontem, dia 14/06/15. Pelas minhas contas o auge do meu ciclo será mais ou menos dia 25 e 26/06, mas meu marido estará viajando entre 24 e 26/06. Assim, será que é melhor começar a tomar o indux no 5o dia do ciclo? Me ajudem, por favor....bjos

    http://brasil.babycenter.com/thread/1501469/ajuda-urgente#ixzz3d8QUDXYi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, melhor vc ver com o médico que indicou, pois depende do teu ciclo atual, se vc tem dificuldades para ovular, se é ou não o 1o ciclo, se tem algum problema diagnosticado, ...

      Excluir
  31. Oi boa noite, tenho uma duvida mas só vou ter consulta com minha ginecologista semana que vem,
    Fiz uma eco essa semana no 13 Dc e nao foi visto nem um foliculo dominante, o endometrio tva com 6mm meus ciclos estao irregulares de 28 a 35 dias. Sera que ainda tenho chance de ovular esse mes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, depende, se vc tem um ciclo mais longo, por exemplo, e tem algum folículo, mesmo que ainda não dominante, pode ser que sim. O melhor seria tua médica avaliar as imagens e talvez, conforme à avaliação, pedir mais uma ultra para reavaliar.

      Excluir
  32. Olá, fiz controle de ovulação este mês, e tinha um folículo dominante, fiz as ultras nos 9º dia, 12º dia e 15º dia, já no 15º o folículo dominante não estava mais lá, então eu fiz uma ultra no 16º dia com doppler para ver se tinha o corpo lúteo, e infelizmente não estava lá... É possível ter um folículo dominante, mas não ter ovulo dentro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, infelizmente sim, pode-se pensar num folículo como uma ostra, nem todas tem pérolas. Mas acho que vale conversar com teu médico para fazer um exame de progesterona para confirmar se realmente aconteceu isso.

      Excluir
  33. Boa noite meninas
    Tenho 30 anos e tentante a um ano e meio. Tenho soap e tomo duphaston p ajudar a regular o ciclo. Fiz a histerossalpingografia ano passado e deu que as trompas estão ok. A médica me receitou um ciclo de serophene do 3 ao 7 dia. No 10 fiz a us e deu 20 folículos do lado direito e 18 do lado esquerdo, sendo o maior com 9mm. A médica disse q não tem tamanho suficiente para usar o ovidrel ( o recomendado é maior de 18mm) e disse q a quantidade está muito acima do esperado o q me deixou bem preocupada.
    Li muita coisa na net, mas nada fala dessa quantidade elevada de folículos.
    Tenho muito medo de não conseguir engravidar e penso nisso o tempo todo. Cada vez q alguém diz para eu ter calma, fico ainda mais ansiosa.
    Acho q só quem tem estes problemas pode me entender, e sabe o q é ficar triste todo mês quando a monstra aparece :(
    Ver as famílias com seus filhos e não saber se o seu vira?
    Ver quem não planejou, não quis, outras que abortaram sei lá quantas vezes ter esta dádiva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma querida, geralmente a sop é só questão de acertar o tratamento, me parece que o indutor não é o mais adequado no teu caso, visto que houveram muitos folículos. Acho que vale reavaliar com tua médica, ou mesmo, procurar um especialista em SOP para tratar adequadamente, sei bem como tudo isso desanima, mas continue na luta, pois vai valer a pena.
      Abraço,
      Alê

      Excluir
  34. Olá, gostaria de sua opinião, nesse ciclo fiz teste de ovulação que positivaram e tive os sintomas da ovulação e então pratiquei, hj no 20 dia do ciclo fui fazer um exame de rotina e a médica disse q não ovulei Pq não tinha corpo luteo, mas não vi ela usar o Doppler, Pq cores da imagem da tela mudam qdo se utiliza, meu endométrio estava com 8mm, será q ela pode ter visualizado sem o Doppler? Será q pode ter se enganado?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thata, é complicado saber, sem o doppler, pelo que sei, não daria para avaliar, ainda mais se não foi feito um acompanhamento anterior. Para tirar a dúvida, vc poderia ver com teu médico para fazer um exame de progesterona.

      Excluir
  35. oi sou tentante a um ano e meio e tenho sop ... meu go me receitou clomid do 5 ao 9 dia do ciclo ... e quero acompanhar os foliculos qual dia melhor pra mim fazer uma trans? mestruei dia 28/06... haa e fiz uma trans um dia antes da mestruacao e deu que o ovario direito estava limpo e tinha oito foliculos ,isso e bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mika, quero te pedir desculpas por não ter respondido antes, aconteceu algum problema no blogger que não recebi aviso do teu comentário. Acho que agora já não adianta muito, pelo tempo que já passou, mas o melhor dia para começar é 4 dias depois de tomar o último comprimido. Desculpe, mas se puder te ajudar com alguma outra dúvida só perguntar.
      bj,
      Alê

      Excluir
  36. gostaria de saber qual o valor que o exame de progesterona deve dar par constar a ovulação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, deve estar na faixa de fase lútea, o valor exato e a unidade de medida podem variar de acordo com o laboratório, por isso é importante olhar os valores de referência que constam no teu exame.

      Excluir
  37. Bom dia! Ótimo texto!
    Não sei se saberá responder minha pergunta, mas não custa tentar!
    Sempre detectei o muco elástico de forma muito evidente!!! Muita quantidade na ovulação! Porém de uns meses pra cá ele simplesmente desapareceu, porém continuo detectando a ovulação pelos testes de ovulação, que continuam dando positivo normalmente! Minha pergunta é a seguinte, é possível um teste de ovulação dar positivo (realmente positivo) e meu corpo não liberar o óvulo!?
    Muito obrigada por sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi July, se realmente tem dado positivo é muito improvável que a ovulação não aconteça. O muco nem sempre é visível, mas sempre é bom conversar com teu médico, talvez fazer alguns exames hormonais, para ter certeza que é só uma diminuição natural, pois mesmo ovulando é importante que o útero esteja preparado para receber o óvulo fecundado, o que uma disfunção hormonal pode atrapalhar.
      bj,
      Alê

      Excluir
  38. Bom dia .... sou Dayane.
    Gostaria de ajuda estou a algum tempo tentando engravidar mais tenho ciclos anormais de menstruacao já cheguei a ficar mais de 6 meses sem. no dia 8 de Julho fiz um ultrasson e eu estava ovolando o medico então. Dissepra mim ter relações no dia 9/10/11 desse mês. Gostaria de saber se eu posso ter engravidado nesse período já q hoje já e dia 29 e minha menstruação ainda não desceu e qnd eu posso fazer o exame. Obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, obrigada :). Quanto a tua dúvida, se vc ovulou na data que o médico indicou já pode fazer o exame sim. bj,
      Alê

      Excluir
  39. Boa tarde. Gostaria de v saber se depois da ovulação e não fecundação o endométrio afina de novo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se os hormônios estiverem regulado, ele vai engrossando até a menstruação descer, aí sim ele afina novamente.

      Excluir
  40. Oi! Tenho 33 anos e tenho SOP. Estou tentando engravidar desde abril 2015. Parei o anticoncepcional em abril e até inicio de julho não tinha menstruado. Minha GO passou provera para estimular a menstruação e depois que ela viesse do 3° ao 7° dia do ciclo o Clomid. Estou no 12° dia do ciclo e fiz a 1ª USG seriada e a médica não viu nenhum óvulo dominante disse que estava tudo micro ainda!! Saí arrasada!! Será que ainda dá tempo de algum ficar grandinho para acompanharmos? Ou esse ciclo já era?? E se eu não engravidar nem menstruar, terei que tomar o provera de novo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, depende, geralmente que tem SOP pode demorar um pouco mais para responder ao tratamento, às vezes ovula um pouco mais tarde, às vezes precisa de mais ciclos até os ovários começarem a reagir. Mas não desanima, é normal, mesmo em pessoas que não tem SOP, precisar de mais de um ciclo para ter resultado.

      Excluir
  41. Boa noite meu médico me indicou clomid no décimo primeiro dia do ciclo minha menstruação desceu dia 3 de julho comecei a tomar dia 13, estou sentindo umas dores será que posso estar grávida ou é apenas sintomas de menstruação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi é complicado avaliar, pois o indutor deixa toda a região pélvica mais sensível, então sintomas são muito dúbios, o melhor é aguardar se a menstruação vai atrasar.

      Excluir
  42. Olá Ale. Tudo bem?
    Em primeiro lugar parabéns pelo Blog. Eu te admiro muito. Vc traz calma com suas respostas as futuras mamaes que aqui vem a procura de uma voz amiga que possa trazer um pouco de luz. Vc é uma pessoa iluminada.
    Parabéns pela sua postura.
    Gostaria de tbém pedir sua ajuda.
    Tenho 36 anos, tenho mioma e não tenho SOP. Meu ciclo menstrual é longo. E não sangro mais do que 3 dias.
    Venho tentando engravidar a mais de um ano. Ainda não obtive a tão sonhada gravidez.
    Assim optaremos por uma visita a obstetra no meio do mes de setembro.
    Li o seu blog inteiro. Todos os comentários e todas as suas respostas.
    Queria que se vc pudesse me orientasse o que a obstetra geralmente faz?
    1) o teste de prolactina? Existem outros testes?
    2) espessura do endometrio? Existem outras medidas que vai pedir. Tenho o utero invertido tbem
    3) em que casos se indica o indux ou o clomid? e as US seriadas?

    Desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que vc gostou, muito obrigada pelo carinho :)
      Qnto as tuas dúvidas, qnto a função do ginecologista/obstetra, ele deve pedir exames pré-gestacionais, para que possa avaliar a tua fertilidade e dar orientações, aqui neste post eu explico com mais detalhes, acho que responde a maioria das tuas dúvidas é http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2009/07/quero-engravidar-e-agora-por-onde.html
      1) Sim, no link acima tem a lista de exames.
      2) A espessura do endométrio tem que ser avaliada conforme a fase do ciclo e quadro médico, na fase de ovulação ele deve ter pelo menos 7 milímetros. O útero invertido não atrapalha, mas posições invertidas na relação, como de quatro, favorecem.
      3) Indutor é indicado para problemas de ovulação, mas cada caso o médico precisa avaliar. A US seriada pode ser pedida para acompanhar a ovulação, com ou sem tratamento.
      Uma dica tb, é importante ver com o médico que tipo de mioma e o tamanho, para ver se é preciso tratar ou não.
      bj,
      Alê

      Excluir
  43. Olá Ale tudo bem?
    Gostaria q vc me ajudasse
    Meu Go me passou ultrassom novamente pois meu endométrio está muito fino(1,9 mm)minha ultra está marcada pro dia 24 só q minha M está prevista pro msmo dia...qual seria o melhor dia pra fazer ultrassom? Antes ou depois da M...obrigada bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, td bem. Melhor fazer antes da menstruação, para ver o quanto teu endométrio está engrossando. Mas é importante tb, se vc quer engravidar, fazer no período da ovulação pra ver se ele está engrossando corretamente.
      bjss

      Excluir
  44. Oi boa noite tenho sop e estou fazendo o coito programado, se eu não engravidar obrigatoriamente vou menstruar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc tem sop, mesmo não engravidando pode não menstruar, pois pode não ovular e ter formação de cistos.

      Excluir
  45. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Maria , tenho Sop e estou fazendo tratamento com metformina, fiz uma ultrassonografia seriada no 12 dia do ciclo e tinha um fólico dominante em cada ovário, um com 18,8 mm no esquerdo e outro com 14,9 no direito, meu endométrio está com 9 mm de espessura, será que vou ovular? Obrigado, amei seu blog, muito explicativo.:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, ale! Fiz minha segunda ultrassonografia seriada hoje no 14 dia do ciclo, e minha medica disse que o folículo do lado esquerdo cresceu demais, está medindo 25mm e talvez não ecloda, e que talvez eu ovule do lado direito pois o folículo esta medindo 15,5mm, mais que não tem certeza, meu endométrio esta medindo 10,9 mm de espessura. Fiquei triste por saber que talvez não ovule, mais tive uma boa noticia :) ela disse que meus ovários estão limpos, os cistos sumiram. beijos

      Excluir
    2. Oi Maria, não fica triste não, ainda tem chance de ovulação. Mas se não der neste ciclo, é importante saber que em casos de SOP é comum isso acontecer, principalmente no 1o ciclo, só que no teu caso vc já teve uma ótima resposta que foram 2 folículos dominantes e o endométrio engrossando certinho, a meu ver isso já é um bom prognóstico de que é só questão de acertar nas dosagens e um pouquinho de paciência.
      beijos,
      Alê

      Excluir
  46. Boa noite ! Eu tenho ovários micro policístico e faz mas de 2 anos que estou tentando engravidar ,estou fazendo tratamento com o indux já faz dois meses ,eu estou sentindo uma dor na barriga bem forte do lado esquerdo sendo que já passou o período de ficar fértil .como a dor aumento fui no médico pra saber se está tudo bem com os ovários e fiz uma ultra e deu lógico os micro policístico nos ovários e o meu endométrio deu 14mm .sendo q a dor não passa será que posso está grávida ??? Eu tenho que tomar o remédio proverá tbm devido esses micro policístico pq não vem a menstruação e o meu tratamento é esse comecei com o proverá pra vim a menstruação e no 5° dia da menstruação comecei a tomar o indux até o 9° .sendo que tenho que fazer todo mês o teste de gravidez para começar a tomar o proverá e esse mês fiz o teste e deu negativo só que minha preocupação é essas dores ? Por esse motivo fui no médico e com esse resultado do meu endométrio 14mm será que eu posso está grávida??sendo que acredita tanto que ia consegui meu positivo esse mês pq fiquei bastante dias com aquela secreção como clara de ovo .e agora preciso tomar o proverá de novo e estou com medo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabina, tudo depende se vc ovulou ou não com indutor, se não ovulou não tem chance de gravidez, se ovulou tem. O melhor é fazer um teste de gravidez antes de tomar o provera. Com micro policísticos nem sempre o indutor dá resultados, às vezes é preciso outro tipo de tratamento ou uso de outras medicações em conjunto, por isso é importante fazer um acompanhamento da ovulação para ver se vc está tendo algum resultado com o indux. As dores e desconfortos geralmente são efeito da medicação, pois ele incha mais e deixa muito sensível ovários e útero.

      Excluir
  47. Boa tarde! Sou a Lilica minha primeira vez aqui. Tenho 33 anos e fiz uma histerosalpingografia e deu que a trompa direita está obstruída. Minha menstruação veio dia 24/08/2015 devo iniciar o indux hoje 26/08? É o primeiro ciclo, alguém me ajuda se tomo o indux é nessa data mesmo, quando devo fazer o US e qual é o período de treinos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilica, como o médico te orientou a tomar? em qual dia do ciclo? Se ele disse pra iniciar no 3o dia, é dia 26 sim. A ultra é bom iniciar pelo 10 ou 12o dia do ciclo, ou uns 4 dias após o último comprimido. O período fértil é de 4 a 12 dias após tomar o último comprimido.

      Excluir
  48. Olá! Tenho lido as postagens e achei que seria interessante pedir algumas orientações suas. Há três anos estou tentando engravidar; Até então eu e meu esposo fizemos alguns exames: espermograma, controlador de hormônio, histerossalpingografia... exames os quais não apresentaram nenhum problema... Este mês, após o resultado de um exame em que detectava uma alteração hormonal, minha média me indicou a reposição de progesterona por seis meses e me sugeriu fazer uma trans seriada.
    Sobre esta trans seriada, estou com algumas dúvidas, ela me disse que eu deveria fazer três exames este mês, porém não me disse quais seriam os melhores dias para realizá-los.você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, geralmente o médico indica a 1a ultra entre o 10o ao 12o dia, nesse exame o médico que faz que vai te indicar quando fazer a próxima, conforme o que ele avaliar.

      Excluir
  49. Agradeço a sua ajuda, onde moro, temos carência em médicos especializados em fazer trans seriada. Fico muito feliz em poder contar com a sua experiência. Gostaria de saber, também, quantas trans seriam ideal fazer em um único ciclo? E, normalmente, quantos dias se esperam entre uma trans e outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada :). Qnto a tua dúvida, na maioria das vezes umas 3 a 4 trans, mas varia conforme a evolução da ovulação, por exemplo, quem tem ovários policísticos pode demorar mais a ovular, os folículos e óvulos se desenvolvem mais devagar, podendo ter que fazer mais ultras. O tempo entre elas tb depende da avaliação do médico em cada exame, geralmente 2 dias entre uma e outra, mas como disse, pode variar.

      Excluir
    2. Olá! Estou começando a fazer a seriada e resolvi voltar aqui para partilhar com vocês. Bom fiz a minha primeira seriada no 10º dia do ciclo e ela detectou um folículo dominante de 1.4 e o endométrio estava com 0.6. Fiz a segunda seriada no 13º dia do ciclo e o folículo tinha crescido para 1.6 e o endométrio 0.8. A médica que esta realizando os exames disse que normalmente um folículo desenvolve 0.2 mm por dia e, devido a essa informação acredito que o meu não esta se desenvolvendo como deveria. Marquei a minha terceira e última seriada para uma semana a pós a segunda, no 20º dia do ciclo será que com ela vou conseguir saber se ovulei? Caso eu não tenha ovulado o que pode acontecer com este folículo?
      Além destas perguntas, gostaria também de pedir a sua opinião sobre uma dúvida que tenho: A minha menstruação sempre vem com 29 dias, mas neste mês (segundo mês fazendo a reposição de progesterona) ela veio com 31 dias. Sera que a progesterona pode desregular o ciclo e ter atrasado o meu período fértil?
      Agradeço muito a ajuda é muito bom poder partilhar com pessoas que compreendem a nossa necessidade de informação e entendem a nossa ansiedade.
      Beijos!

      Excluir
  50. olá me chamo Everlene sou casada há 8 anos, mais há 2 anos que tento engravidar e nada. Fiz uma video e estou dando continuidade ao tratamento com a seeguinte medicação: indux 10 comp, no 5º dia fazer ultra seriada, em seguida se ovular tomar ovidrel ou choriomon 5000 UI só deve ser aplicada se atingir a seguinte pontuação 1.8, 1.9 ou 2.0, logo apos se eu ovular colocar o evocanil via vaginal até achegada da menstruação, estou tb fazendo uso de metformina 120 comp. A minha dúvida é a seguinte, tenho que fazer o pedido do ovidrel ou choriomon em Recife e demora no máximo 3 dias, será que posso confiar, devido ao tempo? A pessoa que me atendeu perguntou se eu me responsabilizava por conta do tempo e da temperatura, pois se eu for pedir por via transportadora é muito mais caro, não sei o que fazer, me oriente por favor quanto a isso, e outra coisa o evocanil coloco ate o dia da menstrução e paro qd a menstruação chegar e depois qd ela for embora volto a usar? O médico passou um controle de ovulação, uma tabela para marcar o dia, o mês e me orientar em relação as ultrassons seriada. Essas saõ as minhas dúvidas. Por favor me responda. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Everlene, basta vc seguir a bula, que indica guardar a medicação na geladeira, assim vc pode requisitar a medicação e guardar para que uso no período certo. Aqui tem o link da bula do Ovidrel que explica bem certinho http://www.merck.com.br/country.br/pt/images/Ovidrel_Bula-Paciente_23.03.2015_tcm512_135070.pdf?Version=. Qnto ao Evocanil, pela indicação do médico que vc descreve não deve voltar a usar depois da menstruação, mas o melhor é depois desse 1o ciclo de tratamento vc voltar no teu médico para ele avaliar e te orientar.

      Excluir
  51. Olá boa noite, sou tentante a 2 anos e dia 25/8 comecei o tratamento com serophene e nativa. Dia 1°/09 fiz minha primeira utrasom de controle de ovulação. O resultado foi: endometrio=6 mm e três folículos um de 8mm e dois 10mm. Dia 4/09 fiz a segunda seriada, o resultado foi endometrio=7 e dois folículos dominantes 1 medindo 12mm e outro medindo 16mm. Hoje dia 8/09 e 15° dia do ciclo fiz última seriada , o resultado foi endometrio= 8 mm e 2 folículos ambos medindo 15 mm. Gostaria de saber se ainda existe alguma possibilidade de eu ovular neste ciclo? Fiquei muito triste com resultado, mas vou perder a esperança do meu sonho realizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jocilene, os 3 folículos estavam no mesmo ovário? O médico te disse alguma coisa do folículo de 16mm que na última ultra, pelo teu relato, não foi visualizado? Sabe se marcou alguma coisa em relação a corpo lúteo ou líquido?
      Se vc puder responder ajuda para eu tentar te responder mais corretamente.
      Alê

      Excluir
  52. Bom dia, estou tentando engravidar a 1 ano e meio, esse mes comecei a indução com clomid. Fiz as usg, dia 08/09 com dopler, porem a medição nao conseguiu visualizar corpo luteo apesar de ter ovulado conforme comprovou a usg que fiz no 13 dia dc. Entao estou tomando ultragestan. Com quantos dias posso fazer o exame de farmacia para saber se posso estar gravida. Meu endometrio estava com 3 laminas e tive liquido na cavidade no ultra do dia 08/09.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, conta uns 15 dias da data da ovulação, seria a melhor época para fazer o teste. Tomara que venha seu positivo.

      Excluir
  53. acabei de pegar meu trans e deu um folículo com 1,6 cm li que o normal é de 30 a 35mm será que tenho que me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, depende do período do teu ciclo, no texto que escrevi acima explica. O normal na ovulação é entre 19 e 23mm, se vc fez antes da ovulação está normal, 16mm.

      Excluir
  54. oi sou Tata queria q alguem explicasse meu US to na tentativa de engravidar tenho sop, tomei clomid endométrio 6,4mm OV D com varios pequenos folicolos com media de 5mm,volume 11cm, OV E com varios pequenos folicolos com media 6mm e um cisto dominante 16mm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tata, como esse folículo dominante pode ser que vc ovule 1 a 3 dias após esse ultrassom.

      Excluir
    2. Desculpa esqueci de falar, a medica disse q eu ja tinha ovulado!

      Excluir
  55. Bom dia, poderia me ajudar?
    Fiz o meu 1º ciclo com serophene e fiz várias US para verificar a ovulação, tenho SOP e o médico disse que eu estava com vários foliculos nos dois ovários, porém nenhum amadureceu, meu endométrio é trilaminar, como meu GO disse que eu não tinha ovulado, me receitou que eu tomasse 3 anticoncepcionais por dia durante 7 dias e assim que minha menstruação viesse era pra eu ir lá e fazer uma ultra no 5º dia de menstruação, porém já fazem mais de 10 dias que parei de tomar o anticoncepcional e nada da menstruação descer, na terça feira que foi dia 29/09 eu fiz uma ultra e ele disse que era pra eu esperar que a menstruação ia descer, até agora nada. Eu passei muito mal enquanto estava tomando os anticoncepcionais, acho que por causa da grande quantidade por dia que ele receitou, estou com um corrimento leitoso e sem cheiro, tive dor nas mamas, dor de cabeça... achei que era por causa que a menstruação fosse descer, mais nada até agora. Será que algo pode ter acontecido e meu GO não tenha visto? Obrigada ! Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o melhor é voltar no médico se fechar 15 dias para ele reavaliar, se não houve ovulação não tem chance de gravidez, mas vc pode ter ovulado após terminar a cartela do ac. bjs

      Excluir
  56. Olá, boa tarde!
    Estou tomando Serophene (2 comprimidos/dia). Meu primeiro ciclo com essa dosagem.
    Fiquei 2 ciclos sem tomar nada, devido as vitaminas que meu marido precisou tomar para ajudar a melhorar a motilidade.
    Ontem a noite fiz o teste de ovulação de farmácia e deu positivo (16ª dia).
    Hoje (17º dia do ciclo) fiz um US e deu: 3 folículos do lado direito (o maior com 23mm) e um corpo lúteo do lado esquerdo (28mm). Isso significa que meu folículo estava com 28mm também?
    Apenas a título de curiosidade mesmo! Acho que nunca cresceram tanto.
    Agora seja o que Deus quiser... difícil é aguardar a ansiedade de mais duas semanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamy, não, o tamanho do corpo lúteo não tem relação direta com o tamanho do folículo que rompeu e sim com o tempo da ovulação. Crescer mais com o indutor é normal, é efeito da medicação ;)
      O brabo é aguardar mesmo, agüenta coração, hehehe.
      Tomara que venha teu positivo :)
      bj,
      Alê

      Excluir
  57. Olá! Sou a Bruna o último comentário que escrevi foi no dia 31 de agosto (só para você se situar copiei este texto lá perto do meu último comentário) Estou começando a fazer a seriada e resolvi voltar aqui para partilhar com vocês. Bom, fiz a minha primeira seriada no 10º dia do ciclo e ela detectou um folículo dominante de 1.4 e o endométrio estava com 0.6. Fiz a segunda seriada no 13º dia do ciclo e o folículo tinha crescido para 1.6 e o endométrio 0.8. A médica que esta realizando os exames disse que normalmente um folículo desenvolve 0.2 mm por dia e, devido a essa informação acredito que o meu não esta se desenvolvendo como deveria. Marquei a minha terceira e última seriada para uma semana a pós a segunda, no 20º dia do ciclo será que com ela vou conseguir saber se ovulei? Caso eu não tenha ovulado o que pode acontecer com este folículo?
    Além destas perguntas, gostaria também de pedir a sua opinião sobre uma dúvida que tenho: A minha menstruação sempre vem com 29 dias, mas neste mês (segundo mês fazendo a reposição de progesterona) ela veio com 31 dias. Sera que a progesterona pode desregular o ciclo e ter atrasado o meu período fértil?
    Agradeço muito a ajuda é muito bom poder partilhar com pessoas que compreendem a nossa necessidade de informação e entendem a nossa ansiedade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, em média são 2mm dia, mas pode variar, tem vários fatores que influenciam no crescimento, o mais importante de tudo é o folículo e o endométrio crescerem. Me parece que vc deve ovular pelo 16o/17o dia do teu ciclo, então no 20o dia, se tudo correr bem já vai ter ovulado. A progesterona, se vc está usando muito antes de ovular pode atrasar ou inibir a ovulação, mas se vc iniciou mais próximo da ovulação, ele só vai complementar e ajudar o endométrio a receber uma possível gravidez e isso pode alongar uns 2 ou 3 dias a mais.
      Que bom que vc se sente acolhida aqui, seja sempre bem vinda :)
      bjos,
      Alê

      Excluir
    2. Oi, voltei para contar como foi a última trans: A médica disse que ovulei, não dá pra saber o dia certo, mas provavelmente foi no 16º dia,como você tinha dito, pois senti fortes dores do lado esquerdo onde se encontrava o folículo dominante. Parece que o meu ciclo é normal, pois estou ovulando né?! Caso eu não tenha nenhuma "surpresa" este mês, com a sua experiência, você me aconselharia a fazer algum outro exame?

      Beijos!!!
      Bruna.

      Excluir
    3. Bom dia! Voltei pra contar como foi o último exame. A médica disse que eu ovulei, provavelmente no 16º dia, como você havia dito ( neste dia senti fortes dores do lado esquerdo, lado o qual esta o folículo dominante) fiquei feliz, mas teve algo que me encabulou: neste dia da última seriada eu estava no 20º dia e pelo que entendo o endométrio teria que estar se desenvolvendo, mas ao contrário no 13º ele estava com 0.8 e no 20º (4 dias após a ovolução) ele estava com 0.7. Será que este é o meu problema? estou no 3º mês de aplicação de progesterona, será que ela pode resolver? ou teria necessidade de fazer novos exames - quais?

      Um forte Abraço
      Bruna

      Excluir
    4. Oi Bruna, que bom que vc ovulou :)
      Quanto as tuas dúvidas, como vc está usando a progesterona, por enquanto acho que nesse ciclo é isso. Mas se vc quiser dar uma olhada na lista de exames para ver se falta mais algum, dá uma olhadinha nesse post http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2011/07/estou-tentando-engravidar-mas-ate-agora.html
      Quanto ao endométrio, pode ter sido apenas uma variação na medição, ex. a médica mediu de um lado e no outro dia de outro, pode dar uma diferença. Mas é importante o médico que te acompanha avaliar, até pra saber se o tratamento com progesterona está tendo o efeito esperado, tem vezes que essa fase pós ovulação é que pode estar dificultando, nem sempre só a progesterona resolve.
      bj,
      Alê

      Excluir
  58. Olá ^-^
    Comecei o meu tratamento com Clomid no 6° dia do cliclo. Será que o remédio terá o mesmo efeito?
    Dizem que tem que começar no 5°dia, por isso da dúvida.
    Quero muito ser mãe e meu relógio biológico tá gritando "Quero um bebê "
    Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, se o médico indicou assim deve ter avaliado teu ciclo, a forma de tomar depende da avaliação do histórico e da situação da fertilidade.
      Qnto ao relógio biológico, sei bem como é, hehehe.
      bj,
      Alê

      Excluir
  59. Olá! Fiz o monitoramento de ovulação, é a terceira vez que faço, o médico remarcou pois disse que o folículo dominante no ovário direito está com 32,7 mm. Ainda não desprendeu! Disse que está maior que o normal. Fiquei preocupada. Sabe o porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, vc usou alguma medicação como indutor de ovulação? Nesse caso é normal crescer um pouco mais, principalmente se não é o 1o ciclo de uso.

      Excluir
  60. Oi. Tenho ovário policístico e minha cartela de anticoncepcional termina 09/11
    Devo fazer a ultra nos dias 22 e 23 pra saber e estou ovulando ou fiz conta errada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu, o ideal é começar a contar a partir do 1o dia da menstruação, se vc menstrua. Se vem no dia 10 para vc, a 1a ultra será em torno do dia 22 ou 23 sim.

      Excluir
  61. Oi

    Fui hoje ao ginecologista e fiz uma ultra e no 9º dia o foliculo mede 11 mm. É um tamanho muito pequeno para pensar em engravidar? Obrigada

    ResponderExcluir
  62. Olá, me chamo Debora
    A minha duvida é ,
    A minha ginecologista me passou o ultasson para verificar sobre a minha ovulaçao.
    Menstruei hoje dia 19/11 , sendo q fico menstuada durante 6 dias .Qual dia posso fazer o exame?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora, de quantos dias é teu ciclo? O melhor é fazer a 1a entre o 10° ao 12° dia, só se teu ciclo for muito longo, aí pode ser um pouco depois. Abraço, Alê

      Excluir
  63. olá,
    Gente tenho 33 anos e desde que me entendi ta gente tenho SOP e todas as médicas o eu ia diziam "vc não pode engravidar" todas as veses fucava triste.até que agora em agosto tive um sangramento e descobrir que estava grávida, porém perdi estava com 3m.comecei o uso do clomid dia 21/11 peço que tossam por mim e que se for de Deus que o milagre seja feito.preciso ficar calma pq sou muito ansiosa não posso desistir pois ja estou ficando coroa Júlio.boa sorte a vcs que estão no mesmo objetivo k eu. abracossss

    ResponderExcluir
  64. Olá tenho 24 anos e meu maior sonho é ser mãe tento a nove meses. Descobrir em agosto de 2015 que tenho somp fiz todo tipo de exame de sangue e só meu TSH que deu alto mais já estou tomando remédio meu go não me passo nada pra somp pq ele disse que como mentruo todo mês então to ovulando mais meu ciclo sem varia de 25 a 46 então quero saber com meu ciclo assim pode me atrapalha na minha tentativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sim, pode, menstruar todo o mês não quer dizer que vc ovula e se vc ovular fica bem complicado saber o período fértil. É bem importante que vc faça algum tipo de controle de ovulação, pode ser por temperatura basal ou teste de ovulação, se vc não tem como fazer ultra seriada.

      Dá uma olhada na nossa Sessão sobre Ovários Policísticos, tem várias informações que podem te ajudar.

      bj,
      Alê

      Excluir
  65. Olá, Parabéns pelo blog. ....é muito esclarecedor e tranquilizador pra nós tentantes. Gostaria muito da sua orientação. Tenho 28 anos e estou tentando engravidar há 03 meses. No mês passado fiz uma ultra cinco dias depois da minha menstruação ter parado e minha médica detectou um excesso de folículos nos ovários e disse que provavelmente aquele mês seria anovulatório. De qualquer forma resolvi treinar no período fértil, tendo relação em dias alternados. No entanto, não percebi sintomas de ovulação, como o muco. Fiz dois testes de ovulação e deu ambos negativos. O que me fez pensar que provavelmente foi um ciclo anovulatório, como a médica sugestionou. Depois de uma semana do meu período fértil, retorne na minha médica e relatei o que tinha acontecido e ausência dos sintomas de ovulação. Ela me sugeriu fazer a monitoração da ovulação e uso do clomid. Mas estou muito na dúvida se já deveria iniciar o estímulo à evolução, tendo em vista o pouco tempo que tenho como tentante e também, o fato de não saber se é recorrente os ciclos anovulatórios, já que esse foi o primeiro ultra que fiz pra avaliar o crescimento dos folículos.Gostaria de ter sua opinião, se já inicio a medicação ou só peço a médica pra fazermos US seriadas para verificar se é repetitivo os ciclos anovulatórios. O que vocês acham? To muito na dúvida gente....tenho um pouco de medo de tomar esses indutores e questionou se já é necessário, tendo em vista que é só tenho três meses de tentativas. Obrigada e descupem o texto longo rsrsrsrs. Bjs a todas e tenham um feliz natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, olha eu sempre acho melhor tentar sem medicação, a não ser que tenha um diagnóstico de problema. Como vc ainda não tem certeza, eu 1o faria os exames hormonais, não sei se tua médica já pediu, e um controle de ovulação, pois mesmo uma mulher sem problemas de ovulação, não ovula todos os meses. Se vc quiser saber sobre os exames pré-gestacionais, dá uma olhada nesse outro post Exames Pré-Gestacionais: Quero engravidar, que exames eu preciso fazer?!
      Espero ter ajudado, bjs,
      Alê

      Excluir
    2. Obrigada,Ale por sua resposta. Já fiz os exames e todos deram normais. Estou decidida a não começar a indução.... Apenas a ultra seriada, o seu comentário e posto me ajudaram muito.
      Agora, dentro desse mesmo contexto, tenho outra dúvida. Rsrsrs se for possível me ajudar de novo seria ótimo. Como mencionei anteriormente, provavelmente tive um ciclo anovulatório. Hoje já tenho três dias de atraso menstruação, será que é normal ausência ou atraso de menstruação após ciclo anovulatório? Ah, no mês passado tive uma cistite, tratada com antibiótico, não sei se isso tem influência no atraso.
      Novamente muito obrigada, Ale.

      Excluir
    3. Oi Amanda! Sim, quando a gente não ovula pode atrasar, tb acontece se vc ovulou mais tarde, ou seja, após o período fértil. A princípio, não tem haver com a infecção.
      vj,
      Alê

      Excluir
  66. Jacqueline Barbosa14/01/2016, 20:58

    Boa noite! Estou maravilhada com o Blog, espero que aqui em venha aprender.
    Alê, sou a Jacque tenho 36 anos um filho de 8 anos o Breno... eu tive que fazer tratamento pra ele vim foi com o uso do Clomid no segundo ciclo.
    Agora estou a 1 ano tentando e nada
    fiz todos os exames o medico viu que na histero...deu que o endometrio estar fino passou Cicloprimogyna... estou no segundo ciclo porém ele não passou a ultrasom seriadas... e eu estou muito triste
    Minha amostra veio dia 8 e eu iniciei indux no dia 12 por 5 dia e depois ultragestan...
    Agora não sei nada que estar acontecendo comigo pode me ajudar?
    quando devo ovular?
    sera que meu endometrio engrossou?
    existe medicamento pra engrossar o endometrio
    Me desculpa tantas perguntas, mais estou sem chão, meu esposo tem 27 anos e ele ainda não tem filho e tudo que desejo e realizar esse sonho dele e completar nossa família o Breno e eu queremos outro bb
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque, que bom que gostou. Um dica é você pode pedir para o teu médico pra fazer pelo menos uma ultra no período fértil pra avaliar, pois se o endométrio está fino, pode ser que o indutor não esteja ajudando. A cicloprimogyna pode ajudar, mas seria bom acompanhar.
      Quanto a quando pode ser que vc ovule, entre 4 a 7 dias, após o último comprimido. Mas se o endométrio demorar mais para engrossar pode ser entre 7 a 12 dias após o último comprimido.
      Dá uma olhadinha nesse outro post sobre indutor, acho que vai te ajudar com as dúvidas http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2009/08/duvida-sobre-indutor.html
      bj,
      Alê

      Excluir
  67. ola boa tarde adorei seu blog tirei algumas dúvidas so que tenho mais dia 15/01/16 desceu uma borra de café e ta até agora só que hj 17/07 ta mais forte guase sangrando conto com o dia 15/01 pra mim falar pra minha ginecologista pq vou começar a fazer o tratamento para engravidar dia 19/01 terça-feira agora creio que ela vai passar o introdutor de ovulação como ela ja tinha me falado minha menstruação e super desregulada e na ultra que eu fiz deu microcosmo nos ovários i ágora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, depende do teu fluxo, se no dia 15 já ficava descendo, não era só pequeno corrimento, já conta. Mas explica para tua médica que ela vai te orientar sobre isso tb.

      Excluir
  68. Olá minha red viu dia 5/01/2016 minha ovulação dia 19 ovulei até aí tudo bem a dor da ovulação normal depois passou aí depois de três dias estou sentindo dor no ovário direito qual eu ovulei o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser apenas sensibilidade pós-ovulação, um cisto, é bem comum nessa fase sentir desconfortos, mas se a dor permanecer por mais dias ou aumentar é importante avaliar com teu médico.

      Excluir
  69. Olá. Parabéns pelo blog. Queria tirar uma dúvida. Minha menstruação veio dia 4 de fevereiro. Até o dia 17 eu tive relação com meu marido desprotegida. Nós dois dias consecutivos a relação eu senti muco elástico. Quando foi ontem, dia 23, fiz uma ultrassonografia porque estava com algumas dores. Apareceu um corpo luteo no ovário direito. Indica que eu ovulei? Começou a doer segunda-feira, dia 22. Será que o óvulo foi fecundado? Porque eu achei que por doer dia 22, poderia ter ovulado naquele dia, mas o muco começou dia 17 e 18. Como o espermatozoide vive Ate três dias queria saber a há chance de ter fecundado? Ou se ovulei depois do prazo de sobrevida dos espermatozoides em meu corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada, que bom que gostou!
      Quanto as tuas dúvidas, sim, o corpo lúteo indica que vc ovulou. Quanto ao óvulo ser fecundado, infelizmente não tem como saber ainda, as dores pode acontecer pela ovulação e porque nessa fase o ovário e o útero ficam muito mais sensíveis. Há chance sim, claro que tendo relação mais de 24 horas antes da ovulação, diminuem um pouco as chances, mas existem.
      Tomara que vc tenha conseguido.
      bj,
      Alê

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atençao. Fiz um teste de farmácia hoje, mas deu negativo. Ainda não atrasou, seria pra nao vir dia 3, Quinta, fiz hoje porque o incômodo na região pélvica não passou e apareceram umas bolinhas na região escura do seio, próximo ao bico e está bem dolorido, sensível. Achei qie por sentir sintomas, ja poderia detectar se estivesse. Melhor esperar ver se atrasa pra fazer um beta, não é?

      Excluir
    3. Sim melhor esperar, infelizmente os sintomas são causados por alterações hormonais que acontecem não só na gravidez, então o melhor é aguardar o atraso.

      Excluir
  70. Oi, adorei o blog, tirei bastante dúvidas. Eu tenho 24 anos e a 11 meses parei de tomar anticoncepcional e descobri q tenho sop, meu go me receitou provera e no segundo dia do ciclo iniciar com o clomid, estou no primeiro ciclo e fiz us e o médico disse q ñ teve nem sinal de ovulação, fiquei arrasada! Mas enfim, pode dar certo no segundo ciclo ou será q vou ter q partir pra outro tratamento? Aparentemente tenho só sop pois fiz alguns exames e deram td ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, que bom que gostou do blog :)
      Quanto a tua dúvida, sim pode que no 2o ciclo dê resultado, os casos de sop variam bastante, às vezes é preciso mais ciclos, às vezes tem que reavaliar a dose depois de alguns ciclos, às vezes tem que usar outras medicações.
      Dá uma olhada na sessão sobre Ovários Policísticos aqui no blog, que acho que vai te ajudar com mais dicas. Este post sobre indutor também pode te esclarecer Dúvida sobre indutor de ovulação?!
      bj,
      Alê

      Excluir
  71. Oi gostei do blog. Bom Menstruei dia 24 de março, e até hoje ela não veio mais, tenho sop e hoje fiz uma ultrassonografia transvaginal e deu sop novamente eu posso iniciar com clomid para tentar engravidar, o meu endométrio está 5,7 mm de espessura, pode me explicar quando vou ovular ou se vai demorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, não acho uma boa usar o indutor, antes de uma boa avaliação da sop, pois pode piorar, conforme o caso. O endométrio está com uma espessura de período pré-ovulação, mas tudo depende se há um folículo dominante e de que tamanho para que a ovulação aconteça. A ovulação depende do endométrio e dos folículos (cistos funcionais) para a ovulação acontecer.

      Excluir
  72. Oi...preciso desabafar...tenho uma filha de 6 anos e estou tentando o segundo bb...tenho sop e estou fazendo tratamento de fertilização.menstruei no dia 07/05...iniciei letrozol no dia 08 apos um usg...tomei por 5 dias e no dia 16 fiz um usg que mostrou 2 foliculos: um de 16mm e 1 de 14mm; no dia 18/05 repeti o exame o um dos foliculos estava com quase 19mm, nesse mesmo dia recebi a noute uma injeção de hcg e fiz a inseminação no dia 20/05. Estou muito ansiosa pous no dia da inseminação a médica não me falou se ovulei ou não...ela só disse que meu endometrio estava otimo, colo favorável e que o fato de eu ja ter uma filha era bom...e que eu havia tido 2 folículos dominantes...meu beta será dia 03/06...Será que nesse foliculo tinha óvulo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, imagino tua ansiedade. Não conheço teu histórico, mas é bem provável que vc tenha ovulado, já que fizeram a inseminação. Agora, infelizmente tem que aguardar mais um pouco. Tomara que venha teu positivo.

      Excluir
  73. Oi Ale, estou adorando seu blog.
    Estou no meu primeiro ciclo de clomid e metformina, fiz minha primeira us ontem e havia dois folículos estavam com 12 mm cada. Vou tomar injeção de choriomon para ajudar os folículos a se romperem, gostaria de saber se tem chances de engravidar de gêmeos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que está gostando, seja bem-vinda :)
      Quanto a tua dúvida, chances existem, principalmente se os 2 se mantiverem com o mesmo tamanho até o dia de tomar o choriomon, mas geralmente um cresce um pouco mais e se rompe 1o, fazendo com que o outro regrida.
      bj,
      Alê

      Excluir
  74. OLA BOA NOITE.
    FIZ USO DE INDUX POR 5 DIAS SEGUINDO ORIENTAÇÃO DO MEU MEDICO.
    E HOJE FOI O 14 DIA . AI FIZ UMA ULTRASSON. E TINHA TRES OVULOS FORMADOS .
    QUAL A POSSIBILIDADE DE SER TRIGEMEOS ???
    QUERIA LER ALGUM ARTIGO PARECIDO. SE TIVER ME MANDA POR FAVOR .
    DESDE JA OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, sabe qual a medida de cada folículo? Geralmente, um fica maior e gera o óvulo, os demais não. As chances de múltiplos com uso de indutor aumentam uns 20%.

      Excluir
  75. OII BOA TARDE, FIZ ULTRA HJ E APARECEU UM FOLICULO DOMINANTE DE 22MM E VARIOS MICROCISTOS, SERÁ QUE MESMO ASSIM CONSIGO OVULAR E ENGRAVIDAR?? OUTRA DUVIDA, SERÁ QUE PODE HAVER UMA CHANCE DE NAO CONSEGUIR, MESMO OVULANDO E NAMORANDO NOS DIAS CERTOS?? ME DÊ ALGUMAS DICAS POR FAVOR, TENTO A MAIS DE DOIS ANOS...OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível, mas é importante acompanhar se mais um pouco esse folículo e o endométrio. Mesmo ovulando e namorando nos dias certos não há certeza de gravidez, as chances são em torno de 25 a 30% de chance por ciclo, isso se não houver nenhum outro problema que dificulte.
      Dá uma olhada na seção Planejamento, tem várias dicas que podem te ajudar. Esse post tb http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2011/07/estou-tentando-engravidar-mas-ate-agora.html
      bj,
      Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.