Tentando Engravidar: Muco Cervical e fertilidade, como funciona?!



Oi meninas, hoje vou escrever um pouco do que aprendi sobre o muco cervical, que pode ajudar bastante quem está querendo identificar seu período fértil.

O muco cervical sofre alterações durante o ciclo indicando a fase fértil ou não fértil da mulher. Então, ele pode ser usado como método de controle de ovulação ou contracepção, sendo chamado de método de Billings.

Para fazer esse acompanhamento a mulher deve colocar um pouco de muco no dedo indicador, pressionar com o polegar e separá-los em seguida, assim pode-se ver se o muco é mais pastoso, aguado, elástico...

A ausência de muco, indica uma fase estéril, quase não há umidade, ocorre no começo e no final do ciclo, ou seja, logo após a menstruação e antes da menstruação. Nessa fase a acidez da vagina acaba matando os espermatozóides e o cólo uterino está fechado.


O muco grosso e pastoso, figura A, pode ser branco ou amarelado, também indica a fase estéril, ele dificulta a passagem dos espermatozóides. Esse muco ao ser colocado entre os dedos, não estica.

O muco mais aquoso (ágüado), leitoso e escorregadio, figura B, indica o período pré e pós período fértil, ou seja, aparece antes do PF e logo após o PF. Quando esse muco aparece já é possível engravidar, pois o cólo uterino já apresenta uma abertura e os espermatozóides podem sobreviver até 5 dias, ou seja, se nesse período a ovulação ocorrer pode ocorrer a fertilização.

O muco elástico, gelatinoso, semelhante a clara de ovo, figura C, é o muco fértil. Quando ele aparece a ovulação pode acontecer naquele dia ou em até 5 dias. Tem mulheres que tem um único dia, outras por vários dias, sendo que o dia de maior quantidade e em que o muco se estica mais, está mais elástico, é o dia da ovulação. Esse muco não é ácido, por isso ele facilita muito a chegada dos espermatozódes até as trompas e ainda os alimenta.


Algumas mulheres relatam ter muco elástico(clara de ovo) logo depois ou logo antes da menstruação, mas isso não quer dizer que se está ovulando, pode ser apenas uma alteração hormonal. Mas, sempre que o muco elástico aparece é bom treinar.

O muco cervical é produzido pelo estrogênio (hôrmonio), é ele que define todas as alterações do muco, por isso uma disfunção desse hormônio, ou alguma medicação que o altere, pode modificar o muco.

Então ter muco elástico é um bom indício de ovulação, mas não é uma certeza. O ideal é fazer outro controle de ovulação em conjunto por 2 ou 3 ciclos pra ter certeza que o aparecimento do seu muco está vinculado a ovulação.

Outra observação importante, é que o estresse e a ansiedade também podem alterar o muco, visto que, podem causar alterações hormonais na mulher.

Em resumo o ciclo do muco cervical é:

1º - Fase Infértil(antes do PF): ausência de muco, muco pastoso, leitoso, muco agüado, nessa ordem.

2º - Fase Fértil(PF): muco elástico, tipo clara de ovo

3º - Fase Infértil(depois do PF, antes da menstruação):
muco agüado, muco pastoso, leitoso, ausência de muco.


Outros post importantes para quem está tentando engravidar:




bjs,
Alê

P.S.:  Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

150 comentários

  1. Usei clomid, no 13º dia estava com um folículo dominante de 29mm, então apliquei ovidrel, meu endométrio estava com 6 de espessura, treinamos 36 hora após. Faltam 06 dias para eu menstruar e estou com corrimento leitoso, posso estar grávida mesmo assim? Queremos muito um bebê. Me respondam, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o melhor é aguarda o atraso, o muco nessa fase não diz muito.

      Excluir
  2. Oi Alê!
    Quero muuuito engravidar! Estou com o ciclo irregular ( minha ultima m. foi 04/12), fiz transvaginal dia 19/02 e constou "ovários com padrão policístico e endométrio 7,4 sugerindo 2° fase do ciclo menstrual" observei o muco elástico no dia 18 ( tentamos dia 17, 19 e hj...) será que posso engravidar ou o problema com o ovário pode interferir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode interferir sim, os ovários policísticos podem dificultar ou impedir a tua ovulação, mas nem sempre acontece. De qualquer forma, é importante conversar com teu médico para confirmar se vc está ovulando e ele avaliar se é preciso tratar. Alê

      Excluir
  3. Oi, adorei seu blog ! Tenho uma duvida, tomei a pilula do dia seguinte, obtive a menstruação escura em grande quantidade, agora minha próxima menstruação esta atrasadae e estou tendo muco clara de ovo já faz dois dias, estou grávida, estou no periodo fertil, ou obtive uma mudança hormonal e minha menstruação esta por chegar? Fiz o teste de urina e deu negativo, já faz 4 dias que a menstruação esta atrasada. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou! :)
      Quanto a tua dúvida, possivelmente é hormonal, pois a pílula do dia seguinte tem uma carga hormonal muito alta, pode causar várias alterações por alguns ciclos ainda. Mas se continuar atrasada por mais de 10 dias é bom repetir o teste e procurar o médico.

      Excluir
  4. OLÁ ALÊ, PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO BLOG, É OTIMO!
    PRECISO TIRAR UMA DÚVIDA, SOU VIRGEM E TIVE UNS "AMASSOS" COM MEU NAMORADO DIA 05 E 06/5 (ONTEM E ANTES DE ONTEM), SENDO QUE A DATA DA MINHA ULTIMA MENSTRUAÇÃO FOI DIA 24/4 E MEU CICLO MENSTRUAL É DE 30 DIAS, OU SEJA, NO 12° E 13° DIA DO CICLO. ELE NÃO EJACULOU, MAS HOUVE A PENETRAÇÃO SEM ROMPIMENTO DO HÍMEM, E HOJE NOTEI O MUCO UM TANTO QUANTO ROSADINHO, COMO SE TIVESSE UM POUCO DE SANGUE, MAS BEM POUCO... E O MUCO NÃO ESTÁ TÃO ELÁSTICO, MAS ESTÁ BEM CLARINHO, COMO CLARA DE OVO. SERÁ QUE POSSO ENGRAVIDAR? AH IMPORTANTE: NÃO TOMO NENHUM AC E NEM USAMOS CAMISINHA! POR FAVOR ME DÊ UMA DICA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi obrigada, que bom que gostou :) Quanto a tua dúvida, se tiver penetração sempre tem algum risco, baixo, mas existe, pois o homem mesmo sem ejacular pode ter espermatozóides no líquido seminal. O sangue pode ser porque teve algum tipo de rompimento tb. Se vcs não querem correr risco procurem se proteger, ;) bj

      Excluir
  5. Oi, boa noite!
    Tenho 21 anos, minha última menstruação faz 10 dias, mais a 8 dias após ela, notei um corrimento muuuuito parecido com clara de ovo, consistente, que apesar de limpar com água o local ele continua escorrendo. No primeiro dia, e só nesse, ocorreu de sair um pedacinho meio rosado, fiquei com medo pois, apesar da consistência de clara de ovo parecia um pedacinho mole de carne.
    Ps: Nunca tive relação com ninguém.
    Me ajuda por favor, esse corrimento nunca foi assim de forma tão espessa e pegajosa, só um liquido clarinho e bem pouquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ter sido algum resquício ainda da menstruação ou mesmo um pequeno escape por alterações hormonais, mas se acontecer de novo, sempre bom fazer uma avaliação c/o ginecologista.

      Excluir
  6. Oie, meu ciclo dura 30 dias, a minha menstruação desceu no dia 06/5 e o meu período fértil foi do dia 17 a 23 de maio, bom tive relaçoes nos dias 12, 14, 16, 17,21 e 26 posso estar gravida? a clara de ovo percebi no dia 24
    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo que vc descreve vc não teve relação no período fértil, o que diminui bastante as chances de gravidez, se vc ovulou pelo dia 17 tem chance, se foi depois disso não,

      Excluir
    2. tive relaçõess nos dias 17, 19,21 e 26?

      Excluir
    3. Ah sim, se vc ovulou no dia 24, dia do muco, as chances de gravidez são menores, pois vc só teve relação no dia 21 e depois lá no dia 26, se foi antes disso tem mais chance.

      Excluir
  7. Oi alê, amo o seu blog, parabéns, mais quero q vc tire uma dúvida minha, dia meus dias férteis foi do dia 29/07 ao dia 04/08, mais minha ovulação foi dia 01/08 e no msm dia tive relações sexuais com meu namorado com ejaculação, no outro dia percebir o muco cervical transparente e elastico com corrimento meio amarelado, posso está grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que vc gosta do blog :)
      Quanto a tua dúvida, ainda é um pouco cedo para saber, chances tem. O muco no dia seguinte a relação, possivelmente, é ainda dos hormônios da ovulação, o melhor é aguardar pelo menos uns 15 dias da relação ou um dia de atraso da menstruação para fazer um teste e tirar a dúvida.
      bj,
      Alê

      Excluir
  8. duvida, Meu muco cervical só aparece, em media duas vezes ao ano...muito raramente, isso a anos, mesmo assim sempre tomei anticoncepcional, vc saberia me dizer se o uso do anticoncepcional atua de forma a reduzir ou acabar com o muco.E se sim, se eu parar de tomar, ha a chance de eu produzir mais muco cervical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, os hormônios do anticoncepcional alteram o muco, e nesse caso o muco elástico que aparece é só devido aos hormônios artificiais. Quando vc parar o anticoncepcional e o ciclo ficar regulado possivelmente vai ver com mais freqüência o muco elástico, que aí sim indicará ovulação.

      Excluir
  9. Oi Alê tuso bem... Eu sou a Joelma
    Minha duvida é a seguinte, eu tive relação com meu esposo com camisinha, porém ela estorou mais quando eu fui ver o líquido tava todo pra fora agora não sei se hove penetração. Digamos que possa ter tido a penetração, eu havia mestruado dia 25 e parei dia 31 e ocorreu a relação dia 07 mais no dia 09 desceu pra mim um bastante muco clara de ovo como sempre desce
    Mais enfim minha dúvida é, posso estar grávida, e ou se eu poaso ovular estando grávida.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joelma, se chegou a entrar semên tem chance de gravidez, se ficou só para fora, aí não. Se vc engravida não ovula, mas em 2 dias não seria o caso, demora alguns dias entre a fecundação e a gravidez se confirmar com a fixação ao útero. Os espzs podem sobreviver até 72 horas, então se vc ovular nesse período tem chance de uma gravidez. O melhor é aguardar agora para ver se a menstruação vai descer.
      Abraço,
      Alê

      Excluir
  10. minha menstruaçao esta atrasada 2 dias e saiu um muco elastico e consistente.o q significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser apenas hormonal, não conheço como é teu ciclo, mas se vc acha que tem chance de gravidez já pode fazer um teste.

      Excluir
  11. Boa tarde alê... Meu nome é Geise ! Então quero muito engravidar e venho tentando ...tomei a garrafada saúde da mulher o mês todo de julho e agosto... Entao meu período fértil era do dia 29/08 há 04/09 e eu ovulei dia 3 e tive relação com a clara de ovo no dia 4 após a ovulação e no dia 09/09 também...e a menstruação era pra ter cldecido no dia 16/09 e não veio ainda...está com dois dias de atraso...será que eu possa estar grávida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geise, com esse tempo de atraso já pode fazer sim, chances tem. Tomara que seja seu positivo.
      bj,
      Alê

      Excluir
  12. Olá Ale. Boa tarde
    Gostaria muitíssimo que me tirasse uma dúvida, tive relação com meu marido e um dia a pôs a relação saiu um muco elástico tipo claro de ovo, achei estranho porque já tenha passado meu pf.
    Adorei o conteúdo escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarine, pode ser muco da relação, ou pode ser que vc tenha ovulado fora do período tb, pode acontecer às vezes, o que chamamos de ovulação tardia, tb pode acontecer o muco elástico um pouco antes ou depois da menstruação.
      Que bom que gostou, bj,
      Alê

      Excluir
  13. Ola...mentruei no dia 6 de setembro la pelo dia 13 fii o ultimo dia tive relaçao sexual neste dia...e durante a semana tbm...sera q corro risco de gravidez?obg😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei de qntos dias é teu ciclo, mas se vc teve relação sem proteção, sempre tem alguma chance de gravidez.
      Alê

      Excluir
  14. Boa tarde! meu ciclo é de 24 a 28 dias, meu ciclo começou dia
    17/09 e ficou só dois dias, depoia de dois dias voltou uma borra
    de café que ficou até ontem e durou uma senana, e ontem tb notei
    que mesmo com a borra saiu um muco bem elastico, que seria no11° dia do.mu ciclo.
    podr ser ovulação? Qual o melhor dia pra ter relação, tive ontem mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo sangramento que vc descreve, quantidade, acho que pode ter sido menstruação, comigo já aconteceu de vir assim, 2 dias bem pouquinho, e depois de uns dias mais fluxo. E é normal ter o muco elástico logo depois ou logo antes a menstruação. Mas, se vc está querendo engravidar, por via das dúvidas sempre bom namorar quando ele aparece ;)

      Excluir
    2. Boa noite! Obrigada por responder, o fluxonos dois dias foi fraco e
      o que veio depois foi mais franco ainda, só aquela borrinha mesmo
      que melava um pouco a calcinha e um pouco o papael higiênico. ..
      como veio esse muco elastico, achei ser da ovulação, quero muito engravidar!

      Excluir
    3. Ah e outra coisa tenho sentido desde domingo, colicas, dores de cabeça e o bico dos seios
      coçando bastante, como li a respeito achei ser da ovulação! :(

      Excluir
    4. É se se foi tão pouco pode ser sim. :)

      Excluir
  15. olá gostaria que me esclarecesse uma dúvida;
    minha menstruação acabou já faz dois dis e hoje me sinto seca porem com um muco liquido, como posso identificar este tipo de muco? fértil ou infértil?
    mes respondam por favor.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lindinez, conforme as fases que citei acima esse tipo de muco fica na "1º - Fase Infértil(antes do PF): ausência de muco, muco pastoso, leitoso, muco agüado, nessa ordem.", que é logo após a menstruação, ;)

      Excluir
  16. boa tarde minha menstruação é irregular pois tenho utero infantil, meu médico me possou progesterona injectavel e ela desceu no dia 9 de setembro e o dufine para tomar no quinto dia da monstra, de 13 á 17 de setembro, nos dias 25,26 vi o muco elastico, tive relações dias 28, nos dia 30 vi o muco mais elastico ainda, tive relações nos dia 03 e 05, será que ha chances de engravidar? o muco elastico pode durar ate 5 dias? desde ja muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o muco elástico pode vir vários dias, mas, geralmente, o dia em que vc ovula é quando ele vem em mais quantidade e estica mais. Possivelmente vc ovulou no dia 30 ou 01, pelo teu relato, como vc teve relação no dia 28 tem chance, teria mais se tivesse no dia 30, mas como os espzs podem durar alguns dias no organismo da mulher, tem chance.

      Excluir
  17. Muito obrigada pela resposta, que Deus te abencoe e que tenhas sucessos nos seus trabalhalhos

    ResponderExcluir
  18. boa tarde Ale.... gostaria de saber aos 7 anos fiz uma cirurgia onde fui retirada um dos rins, ando na luta de conseguir um filho, será será que isso interfer na produção de hormonios? será terei chances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, pelo que pesquisei, os problemas renais podem afetar a fertilidade, por causa de problemas de infecções urinários (q os pacientes são mais propensos), podendo trazer risco de aborto principalmente, e tb por efeitos colaterais das próprias medicações. Mas podem, não quer dizer que afetem, por isso é importante conversar com o teu médico sobre isso para ele avaliar melhor todo o teu quadro.

      Excluir
  19. Oi. Meu nome é Carol!!
    Tenho 20 anos tenho um ciclo regular de 28 dias bom minha monstro veiio dias 13 meu período fértil aconteceu dia 23 e o muco clara de ovo veio dia 26 tenho relação com meu marido sempre dia sim e dia não mas agente ficou tipo ums três dia sem ter e só fomos praticar de novo no dia 26 bom minha dúvida é um seguinte eu tenho chances de engravidar ?? Eu acompanhado minha mostro e meu período fértil sempre pela tabela e numca atrasada sempre vem tudo certinho mais é normal a menstruação com o ciclo regular vir um dia antes ou depois da data prevista ?? Aguardo a resposta muitos bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, sim principalmente se vc ovulou no dia que veio o muco ou logo em seguida, tem chance. É normal um ciclo regular variar até 2 ou 3 dias, vez em quando.
      bjs,
      Alê

      Excluir
  20. Ola meu nome e lucia tenho uma filha de 9 porem tenho so um ovario,tento engravidar a dois anos e seis meses.Comecei esse mes com indux. So q ja passou meu pf e estou com um muco aquoso parece xixi me ajuda oq eu faco pra engravidar sera q podr ser esse mes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia, com o indutor é complicado avaliar pelo muco, pois ele pode alterá-lo. Tomara que vc tenha conseguido. Mas se não foi ainda nesse ciclo, fale com teu médico para fazer um controle de ovulação com ultrassom. bj, Alê

      Excluir
  21. Olá, por favor me tire uma dúvida, estou com minha menstruação atrasada faz duas semanas porém a dois dias atrás desceu um corrimento em forma de clara de ovo elástica e em grande quantidade o que pode ser isso? Aguardo resposta obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser que seja uma ovulação mais tardia ou algo hormonal. Se tem risco de vc estar grávida, o melhor é fazer um teste e já procurar o médico para ele avaliar.

      Excluir
  22. Olá Boa noite dia 01/11 tive um pouco do muco, e no dia 02/11 saiu mtooooo cheguei me assustar, era bem elástico rs e tive relação dia 01/11 e 30/10 e depois só 05/11, acho Q ovulei dia 02 pela qntidade do muco e senti mta Colica nesse dia, agora a menstruação tem Q vir 14 dias depois da ovulação? E as chances são mais de menina ou menino? Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia, de 14 a 16 dias pós ovulação, depende do tamanho da tua fase, cada mulher pode variar entre 12 a 16 dias. Quanto as chances de menino ou menina, quanto mais próximo da ovulação mais chance de ser menino, mas como vc teve relações próximas é difícil tirar alguma conclusão.

      Excluir
  23. Tive relação dia 8do mês passado aí quando foi apois 2dias tomei a pirula do dia seguinte.... Quando foi com 10dias mestruei quando foi no final do mês veio um pouco de sangue rosa claro...... Quando foi dia 6tive relação d novo fizemos duas vezes no mesmo dia na 1com camisinha apois uns dez minutos sem mais não teve ejaculaçao dentro..... Era pra minha menstruação te vindo dia 18esta 2dias de atrazo... Pode ser gravidez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mesmo sem ejacular o homem pode liberar espermatozóides, mas tb pode ser efeito da pílula do dia seguinte. O melhor é fazer um teste de gravidez.

      Excluir
  24. Oi... Boa tarde! Meu nome é Roberta e nos meus últimos ciclos tenho percebido que durante alguns dias estou com bastante muco parecido com o muco "clara de ovo", elástico mas não tanto e mais grudento, pegajoso, consistente, tipo uma geleinha. No ciclo atual durou uns três dias (até ontem, ou seja, nos 20, 21 e 22 dias desse ciclo). A qual fase do ciclo ele se encaixaria?
    Não sei ajuda na resposta, mas meu histórico é o seguinte: parei de tomar o AC há quase um ano e estou tentando há 7 meses. Ultimamente meus ciclos estão bem desregulados, tanto q o último foi de 54 dias. Fiz um UST e apareceu microcistos nos ovários. De acordo com isso e outros exames/fatores a médica disse q pode ser SOP, mas p esperar um ano de tentativas e enquanto isso continuar tentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe não ter respondido antes, o blogger não mandou o e-mail avisando que havia um novo comentário. Quanto a tua dúvida, se o muco que vc descreve chega a esticar, como nas imagens acima, pode indicar o período fértil, mas tb pode ser apenas alterações hormonais. É bem importante, pelo que vc descreve de suspeita de SOP que vc faça um controle de ovulação por uns 3 ciclos, pode ser com temperatura basal ou teste de ovulação pra avaliar se vc está mesmo ovulando. O médico já poderia pedir exames para avaliar, pois se vc não está ovulando esperar fechar um ano só vai protelar o problema.
      bj,
      Alê

      Excluir
    2. Obrigada, Alê.
      Acho um pouco "chato" medir temperatura todo dia rs, então vou pesquisar direitinho sobre os testes de ovulação e farei.

      Excluir
  25. Oi galera uma duvida hoje o meu muco clara de ovo era muito elástico e em grande quantidade tive relação hoje , posso engravidar tendo apenas relação apenas um dia no período fértil ?

    ResponderExcluir
  26. Olá Transei com meu namorado dia 18-12 se nao me engano minha M veio dia 09-12 estou. Com um corrimento Aguado posso estar grávida? (Nao usamos camisinha foi rapidinho e ele nao gozou) .. Me ajuda pfvo ��������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as chances são menores, mas mesmo não ejaculando o homem pode expelir espermatozóides.

      Excluir
  27. Olá! Tenho uma dúvida, meu ciclo e de 25 dias e minha última monstra veio no dia 27/11, comecei a
    Tomar o anticoncepcional nesse dia, mais tive que parar no dia 16, pois estava me dando Tranbose, era pra ela ter vindo dia 25/12 e até agora nada, já fiz 7 teste de gravidez de farmácia e todos negativos, não tenho nenhum sintoma, tive um coloca nas costas bem forte no dia 28, mas não desceu, e tá saindo um muco tipo creme hidratante a 3 dias já, será que mesmo com os testes negativos posso estar grávida? Sou mãe de duas meninas e na gravidez delas descobri todas com teste de farmácia e sempre sem atrasar. Me
    Chamo Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, acredito que seja hormonal, já que vc fez testes e deu negativo. Algumas vezes, parar o anticoncepcional, principalmente não tendo tomado toda a cartela, pode desregular os hormônios. Mas o melhor é conversar com teu médico para ele avaliar.

      Excluir
  28. sangrei dia 1 so um poco de sangue bem vermelho e logo dps parou, dia 4 (no caso ontem) aconteceu a mesma coisa mas dps q paro de sangra coloquei a mão na pepeca e saiu uma gosma igual clara de ovo bem elástica e gelada, sera q é gravidez ou e outra coisa? { a monstra ta atrasada a 10 dias, ja fiz um teste de farmácia e deu negativo }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser a menstruação, o muco pode acontecer nessa fase tb. Mas espera mais uns dias e repete o teste.

      Excluir
  29. era pra eu mestruar mas eu tive um corrimento borra de café por três dias mas datas 21.22.23 de dezembro.tive relações várias vzsdurante esse periodo e ontem dia 06 e hj estou com esse corrimento leitoso a pastoso.será que e gravidez??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pela quantidade q vc descreve a borra pode ter sido a tua menstruação. Quanto a riscos de gravidez, se vc teve relação sem proteção o melhor é fazer um teste de gravidez pra ter certeza, pois tb pode ocorrer alguns sangramentos na gestação.

      Excluir
  30. Olá!gostaria de tirar una duvida, comecei a tomar o indux quinto dia do ciclo,no ultimo dia do comprimido ou seja no nono dia apareceu um muco aguado e bem elástico, é possível que eu tenha ovulado em tão pouco tempo de indução? Obrigada. Muito muito muito ansiosa rsrsrsrs.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, as chances são pequenas, o problema é que o indutor pode alterar o muco, então é complicado se basear por ele. Mas como ele pode aparecer dias antes tb, pode ser que indique q vc ainda vai ovular.
      Aproveite pra namorar nesses dias ;)
      bjs férteis,
      Alê

      Excluir
    2. Obrigada! Bjs
      Adorei participar.

      Excluir
    3. Oi,gostaria de tirar uma duvida,os espermatozoides podem manter vivos dentro do útero só quando a mulher está em seu periodo fértil por conta do muco q os nutri ou eles têm essa capacidade em qualquer outro periodo do ciclo? Desde já agradeço.bjsssss

      Excluir
    4. Podem desde que consigam atingir o útero.

      Excluir
    5. Muito obrigada!

      Excluir
  31. Ola! Meu nome e clea,vou contar o q me aconteceu ate a presente momento.tomei o indux do quinto dia do ciclo ao nono.7 dias depois de terminar o indux sentir umas pontadas na altura do utero no lado esquerdo e os srios muito doloridos um incômodo muito grande no pé da barriga.gostaria de saber se isso pode ter sido ovulação?e se foi depois de quantos dias meus seios vão parar de doer? E se houver a fecundação e consumar a gravidez eles param de doer ou continuam até a confirmação? Cheia de dúvidas rsrsrsrs. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o indutor pode deixar a região abdominal bem sensível, então é complicado avaliar, mas pode ter sido a ovulação. Quanto aos seios, tb é devido aos hormônios do indutor, pode aliviar em seguida como pode ficar assim até a próxima menstruação, não tem relação direta com uma gravidez.

      Excluir
  32. Oi, meu nome é Cláudia. Estou no 2 ciclo do serophene e o último comprimido foi dia 09/01(sábado).Apos 4 dias, no dia 13/01, eu já comecei a sentir uma leve dor no ovário esquerdo e o muco estava transparente e gelatinoso. Treinei com meu marido e no dia seguinte meu muco já ficou aquoso e com uma leve textura branca, urinei varias vezes senti uma dor estranha próximo aos ovários nessa madrugada, me sinto um pouco inchaçada. A dúvida é: o muco cervical muda rapidamente sua textura qdo o óvulo é fecundado?? Meu período fértil foi de um dia? Se puder me ajudar. Minha consulta será só mês q vem, mas minha ansiedade e muito grande!!
    Bjos no coracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, não, é que o indutor altera o muco cervical, então já não dá pra se basear por ele para avaliar à ovulação, dá uma lida no post sobre dúvidas do indutor de ovulação, acho que vai te ajudar bastante http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2009/08/duvida-sobre-indutor.html
      bj,
      Alê

      Excluir
  33. Oi alê, parabéns pelo blog. Me tira uma dúvida por favor. Meu ciclo é de 33 dias e está atrasada 4 dias. Tive relação com meu namorado sem camisinha com coito interrompido no sexto dia do ciclo e dois dias depois tomei uma pílula. Por volta do décimo quinto dia do ciclo percebi o muco clara de ovo e nesses dias tive relação com camisinha. No vigésimo primeiro dia do ciclo houve penetraçao sem camisinha mas só entrou 3 vezes e bem rapido. E nesse dia eu já estava soltando um muco branco que era grudento e espesso. A uns meses atrás a Monstra tbm atrasou, daquela vez foram seis dias e uns 2 dias antes dela descer eu tive dores no bico do peito. Agora estou tendo dores no bico do peito novamente e colicas. A chance de eu estar grávida è muito grande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não são altas, mas não dá pra dizer que são completamente nulas, pois mesmo sem ejacular o homem pode expelir espermatozóides. Eu acho que não é gravidez, pelo teu relato. Espera mais uns dias pra ver. E cuide-se, ;)

      Excluir
  34. Oi alê! É meu primeiro ciclo com indux tomei ele do 5 ao 9 dia do ciclo juntamente com ele comecei a cicloprimogyna esse no caso por 21 dias,acabei tem um dia.enfim me sinto um pouco cansada meus seios doem desde 15 do ciclo diminuiu um pouco têm ums 2 dias enjoos cólicas de vez enquando, gosraria de saber se ja pode ser sinais de gravidez ou só efeito do medicamento? Até quantos dias posso esperar por um atraso? Meu ciclo é de 28 dias quando atrasa não passa de 30 dias.

    ResponderExcluir
  35. Ola meninas sou a poliana ja perdi dois bebés tem filho de 4 anos ja estou a quase dois anos sem tomar remédios e não engravido alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  36. Ola! Aproveitando a aportunidade quero tirar mais uma dúvida, a ginecologista me receitou o indux e o cicloprimogyna iniciar anbos no 5 dia do ciclo a minha dúvida é recomeço a nova cartela de cicloprimogyna novamente no 5 dia do ciclo? Ou como fala na bula apos o intervalo de 7 dias começar no 8 dia? A propósito estou com cinco dias q terminei a rimeira cartela de cicloprimogyna e nada de menstruação, o indux sei q devo tomar uma nova cartela no 5 dia do ciclo não é isso? Bjs
    Aguardando resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que eu saiba, depois segue conforme descrito na bula, no 8o dia. Sim, se a menstruação não acontecer, antes de tomar uma nova cartela da cicloprimogyna, fala com a tua médica, bem provável que ela vai pedir um teste de gravidez. bj

      Excluir
  37. Ola! Meu primeiro ciclo com indux e cicloprimogyna ycinco dias depois do último comprido do cicloprimogyna percebir um corrimento tipo borra de café e um pouco de sanque rosado mais bem pouquinho mesmo em um unico dia.sera que pode ser gravidez? Não tenho sintomas nenhum.um teste de farmácia já consegueria dar um positivo caso eu esteja grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não sei de qntos dias é teu ciclo, mas seria bom aguardar uns 3 dias do corrimento pra fazer um teste. Tomara q seja teu positivo.

      Excluir
  38. Olá... me chamo Juliana e tenho um ciclo muito regular... ele vem sempre dia 12. No dia 25 veio o muco elástico apenas nesse dia eu fiz amor dia nesse dia 25,26 e 28... com 6 dias depois estou com meus seios doloridos cada vez q passa os dias e estou me sentindo inchada... posso estar grávida? Tem mês q não vem o muco e esse mes veio... fiz teste de farmacia e deu negativo km posso perder a esperança? Amei seu blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, acho q ainda é cedo pra fazer um teste, se vc é regulada o melhor é esperar o dia 13 pra fazer o teste, até pode ser gravidez sim, mas seria cedo pra marcar. Tomara q venha teu positivo. Qye bom q gostou do blog. Bj, Alê

      Excluir
  39. Olá.
    O meu caso é o seguinte, dia 08/01/2016 começou um corrimento branco e muito pastoso, parecendo uma pomadinha, ele aparecia até mesmo em grande quantidade durante as relações com meu marido e no dia 10/01/16 veio a menstruação em menor qntidade porem durante 3 dias e junto com ela esse muco branco e pastoso. Lembrando que meu ciclo menstrual é de 30 dias, e nesse caso ela veio 08 dias adiantada. Depois disso, sinto dores lombares e dores de cabeça. Mesmo tendo a menstruaçao posso estar grávida?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, se veio fluxo, as chances de gravidez são pequenas, mas como podem haver alguns tipos de sangramento na gestação, o melhor é fazer um teste pra tirar a dúvida.

      Excluir
  40. Olá. Quero tirar uma dúvida mistruei dia 06/02/16 e tive relação com ejaculação dia 16/02 ja no meu período fertil {pois vi o sinal que estava fertil e aproveitei} e estou ansiosa será que posso ficar grávida?

    E mais uma coisinha mês passado tive aborto espontâneo sem curetagem e a médica disse que eu poderia retomar minhas tentativas. ☺


    E ai o que vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia, se vc ovulou e teve relação tem chance de gravidez, mas calma, cuidado com a ansiedade :)
      Se vc teve uma perda, não precisou de curetagem e a médica te liberou, então tudo bem. Só é bom tomar certinho o ácido fólico para ajudar a evitar uma nova perda.

      Excluir
  41. Ola me tire uma duvida eu nao tenho esse muco clara de ovo fico mollhada mais nei e tido mes tengo muita dificultade para engravidar pode ser infertilidade lembrando que custo muito pra emgravidar porem ja tive dois fillhos existe outro tipo fe muco?sem ser clara. De ovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nem sempre o muco de ovulação é aparente, mas pode ser um indício que vc não está ovulando, é importante avaliar com métodos de controle de ovulação e com teu médico. Mesmo já tendo filhos, pode acontecer de ter problemas de fertilidade.
      Alê

      Excluir
  42. De acordo com a calculadora ovulei ontem, hj tibi um corrimento branco aguado sem odor oque é?
    Nunca tomei injeção nem pilula faz 8 meses que tento 😥😥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Duda, como indicado no texto pode ser o período antes ou após a ovulação.

      Excluir
  43. Olá! Estou com uma dúvida terrível,estou no meu segundo ciclo com cicloplymogina e indux. No meu primeiro ciclo no quinto dia de pausa do cicloprimogyna apareceu uma borra e sangue rosado, até ai tudo bem pois no oitavo dia da pausa dia 28/01 M Desceu, justamente o dia em que teria q começar uma nova cartela.e assim foi feito, comecei a tomar e no quinto dia do ciclo 01/02 o indux tomei até dia 05/02.dia 17/02 terminei o cicloprimogyna,dia 22/02 começou um sangramento rosado só quando ia fazer xixi durou por dois dias dia 24 não apareceu.hj dia 25 no primeiro xixi do dia dnovo o mesmo sangramento rosado.teria q começar uma nova cartela hj, minha duvida é esse sangramento pode ser a menstruação q veio fraga? O q pode ser? Devo fazer um teste? Sera nidaçao? Me ajude por favor! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo teu relato, acho mais prudente fazer um teste antes de iniciar uma nova cartela, pode ser nidação, mas pode ser tb sinal que a menstruação ainda vai descer.
      Alê

      Excluir
  44. Primeiramente, parabéns pelo blog! Muito esclarecedor. Minha dúvida é a seguinte: transei sem camisinha com meu namorado ha duas semanas, mas faço uso de anticoncepcional (cerazette) corretamente. Este semana percebi a presença constante de um líquido meio grudento na minha calcinha. Posso estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, se vc toma certinho e não tomou nenhuma outra medicação que atrapalhasse o efeito do cerazette, é muito pouco provável. O muco é normal ter mesmo tomando anticoncepcional.
      bj,
      Alê

      Excluir
  45. Oi minha última menstruação foi15/02 e no dia 22/02 tive relação com meu esposo e no dia seguinte tive esse muco será que posso ter engravidado meu ciclo é de 28 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tem chance, agora é esperar para ver se a menstruação atrasa.

      Excluir
  46. Ola eu tenho uma dúvida enorme. Mes de fevereiro meu esposo ejaculou 2 vezes em dias diferentes em mim sendo que nessas duas vezes eu tomei pilula do dia seguinte. Entao em fevereiro a minha M veio dia 05/02 e era pra vim no mês de março no dia 04/03 e nao veio. Soube que a pilula do dia seguinte as vezes interrompe a M. Mesmo assim eu estou ovulando hoje dia 15/03 eu posso engravidar mesmo nao tendo mestruado nesse mes? O muco que esta saindo de mim é elástico e hoje dia 15/03 transamos e ele gozou e ai posso esta gravida.
    Por favor me ajudem! Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a PDS seguinte pode bagunçar os hormônios, inclusive alterando o muco, então é complicado avaliar. Mas é possível ovular sim e se vc ovular tem chance de engravidar. Abraço

      Excluir
  47. Olá boa noite, tudo bem? andei lendo sobre esse artigo de período fértil e confesso q fiquei muito confusa, mas encontrando seu blog tirei todas as dúvidas! Bom aqui vem meu caso: To tentando engravidar, desejo mto ser mãe, pois bem, desde dezembro venho calculando o meu período fértil e está super regulgar, menstruo todo dia 26 e tenho ciclo regular de 31 dias, esse mês resolvi colocar em prática a minha vontade de ser mês... Na calculadora informava q o provável começo do dia fértil seria dia 10 até dia 17 sendo que, realmente começou dia 10 e esse muco elástico ocorreu no dia 10 e 11, e justamente no dia 11 tive relações com meu namorado e que dia 14 seria o dia da ovulação...Mas como vc deixou bem claro aki que o dia mais fértil é qdo está com esse muco elástico está correto? ou as chances seriam mesmo dia 14 no dia da ovulação?

    para quem quiser engravidar e acompanhar a calculadora segue o link no qual me baseio.http://www.tabelinha.com.br/

    Então p vc as chances de eu engravidar de 100% dê o seu % com base em minha história?

    Desde já agradeço mto sua atenção!
    E parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como diz no texto, se tem muco elástico em vários dias, o dia mais provável é o dia que o muco estica mais, mas tb pode acontecer até uns dias depois desse muco. Como não tem como ter certeza de um dia, o ideal é ter relações mais frequentes nesse período, aumentando as chances. Vou te passar um outro link com mais informações, que acho que vai esclarecer mais, porque chances de 100% não tem como, infelizmente, http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2011/11/fertilidade-quais-as-chances-de.html

      Excluir
    2. Entendi, mto obrigada pelo esclarecimento!

      Excluir
  48. Oi boa tarde , bom tive minha menstruação dia 25 de fevereiro, aí quando foi lá pro dia oito do outro mês tive relação sexual sem proteção tomei um banho um pouco depois saiu um muco transparente elástico , depois de uma semana começo a sai novamente um muco transparente , isso é devido de ter avido fecundação ou estou ovulando ainda ? Me ajuda to aflita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, infelizmente não tem como avaliar sem conhecer detalhes do teu ciclo, pode ser hormonal apenas, ovulação, muco não tem relação com fecundação e sim com a ovulação.

      Excluir
  49. Super amei o seu blog.me não uso nenhum método para não engravidar faz uns 8anos mas ainda nada procurei um médico fiz exames mas ele falou que minhas trompas estavam instruídas,durante esse tempo quase não vi muco na minha vargina ,mas agora estou novamente vendo fiquei super feliz acho que ainda tenho chance mesmo com esse pequeno probleminha,acredito em Deus e ele vai me conceder essa graça .






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, procura um bom médico e não desiste não ;)
      Que bom que vc gostou do blog, seja super bem vinda!
      bj,
      Alê

      Excluir
  50. Boa tarde
    Sempre tenho o muco quando óvulo, esse mês não teve, será q não ovulei esse mês? Será q é normal, já q estou tentando engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nem sempre o muco aparece em quantidade suficiente pra ser percebido, mas tb nem todos os meses ovulamos. Mesmo sem ter problemas ovulatórios uma mulher ovula, em média, de 8 a 10x ao ano. Mas se vc não notar por mais de um ciclo, é bom fazer um outro controle de ovulação para confirmar.
      Alê

      Excluir
  51. Olá, desde já quero parabenizar o blog.
    Tenho uma dúvida, minha M é regular num ciclo de 26, 27 dias. Minha última M veio dia 10/03. No dia 05/04 tive relação com meu esposo mas a camisinha estourou. No dia 06 senti umas pontadas no lado direito e no dia 07 fiquei sentindo umas pontadas, uma dor diferente da cólica. Até hj (08/04) minha M não desceu, era pra ter descido dia 06/04 no máximo. Tem chances de eu estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou :)
      Quanto a sua dúvida, pelo teu relato, acho que vcs tiveram relação depois do período fértil, então as chances são bem menores. Mas como nosso organismo nem sempre funciona como um relógio, não dá pra descartar completamente. Espera mais uns 2 ou 3 dias, se não vier faz um teste de gravidez.

      Excluir
  52. Comecei a sentir umas pontadas e depois um sangramenro cor marrom, será q é gravidez? Sou tentando e essa semana treinei um dia apenas. Meu ciclo é de 27 dias e última monstra veio dia 09-03. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é complicado avaliar, pois os sintomas são relacionados a alterações hormonais que podem acontecer em várias situações. O melhor é aguardar o atraso e fazer um teste.
      Alê

      Excluir
  53. Oi tive relaçao todos os dias ele ejeculava emcima da minha vargina ai chegou dia 7 minha mestruaçao nao veio so o muco parecendo xixi pois ele ejeculou dentro nao me limpei quando fui fazee xixi nao desceu nada posso ter risco de engravidar eu sou tentante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não entendi muito bem teu relato, mas se houve contato interno tem risco. Alê

      Excluir
  54. Por favor me ajude! Comecei a tomar anticoncepcional dalyne no dia 22/03 tomei direitinho e usei preservativo , mais percebi q no outro dia depois da relaçao saia no papel um muco gelatinoso branco e as vezes verde claro , terminei o anti dia 11/04 e hj fui me limpar e tinha mais muco gelatinoso e a mesntruaçao ainda nao veio oque pode ser isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deia, pelo teu relato vc se protegeu, então deve ser hormonal, da própria pílula. Mas é importante consultar o teu médico se já faz mais de 7 dias que vc terminou de tomar. Se o muco continua tendo cor esverdeada, pode ser algum indicativo de infecção tb.

      Excluir
  55. Oi querida, tudo bem? Amei suas informações. Ajudaram muito rs. Mas tenho uma dúvida. Minha última relação foi na primeira semana de fevereiro, ainda em fevereiro, minha menstruação desceu duas vezes e depois não desceu mais. Já estamos em maio e nada... Vejo que continuo tendo períodos férteis(nao sei se a gestante nao tem mais secreção mucosa). Poderia ser uma gravidez ou algum problema uterino? Agradeço desde já 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se vc menstruou em fev, tem chance de gravidez se houve relações após essa menstruação. O melhor é procurar o médico para fazer uma avaliação melhor, pode ser algum problema hormonal, cisto, ou mesmo gravidez, se houve relação.

      Excluir
  56. oi tive relacao do dia 30 de jan e minha menstruação desceu no dia 4 de fev durante 3 dias e depois no dia 16 fev também mas so nesse dia e desceu muito. depois não desceu mais nada, isso é ruim? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lyandra, depende, pode indicar algum problema, mas só com uma avaliação médica para descobrir. Procure o médico.
      Abraço,
      Alê

      Excluir
  57. Olá, tudo bem? Fiz meus cálculos através de um aplicativo de celular. Conforme minhas informações de início e fim da menstruação dos últimos 12 meses, o aplicativo informou que minha ovulação seria no dia 6 de maio. Dia 5 de maio eu notei o muco muito elástico, entre os dedos esticados uns 6 cm, o muco não rompeu, provavelmente foi o dia da ovulação. Porém só tive relação com meu marido na noite seguinte, dia 6. Se eu ovulei dia 5, no dia 6 ainda o óvulo estaria disponível nas trompas? Nesse caso, há possibilidade de engravidar? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice, em média o óvulo dura 12 horas, mas pode durar até 24 horas. Da mesma forma o muco elástico pode aparecer até 2 dias antes da ovulação, então pode ser que tenha chance de uma gravidez. Alê

      Excluir
  58. Olá, obrigada pelo retorno. No próximo mês eu vou observar o muco com mais critério e desde o início do período fértil, se eu não estiver grávida já, acho que não, tenho que treinar mais (risos). Vou escrevendo minhas experiências pra trocar ideias aqui no blog.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  59. Olá!!

    Passei 3 anos usando anticoncepcional(meu ciclo era regular de 28 dias) e parei há 08 meses.Desde então meu ciclo ficou totalmente desregulado variando entre 28,30,35,37 dias (sem ser nessa ordem). Esse último ciclo veio dia 10/04 e no 16°dia do ciclo atual meu parceiro após a primeira ejaculaçao(com preservativo) não realizou a higiene adequada e não urinou e houve penetração novamente sem nova ejaculaçao. Só vim saber desse fato depois quando ele me contou!
    *NÃO TIVE MAIS RELAÇÃO SEM PRESERVATIVO DEPOIS DO OCORRIDO!!!

    Pensei que pudesse estar perto da ovulação devido há uma média dos períodos flutuantes( que dá cerca de 32 dias) mas o líquido transparente tipo clara de ovo levemente amarelado só veio +- no 24° dia do ciclo e ficou vindo cerca de 3 dias. Após isso, veio um muco branco bastante cremoso com textura de pomada em abundância e quando ia me limpar com o papel sentia uma leve coceira e com o passar dos dias passou a coceira e vinha alguns grumos brancos, começou a mudar para um muco mais aquoso e em menor quantidade há cerca de 1 semana.
    Hj estou no meu 43° dia do ciclo, me sinto um pouco mais seca, há dois dias senti cólicas ( estava com esperança de ser a menstruação, mas não foi) e noto meio sistema digestório mais solto e com gases nesses últimos dias!

    Fora a cólica leve que tive (não tenho mais) e o sistema digestório mais solto não sinto mais nada!! Nenhum dos outros indicativos comuns de gravidez.

    Tô desesperada pq nunca atrasou assim!!!

    Desde o dia da penetração ocorrida fiquei muito tensa e tive uns estresses muito grandeee. Isso tbm pode me influenciar??

    Por favor me ajuda! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, a tua ansiedade pode alterar o ciclo, mas tb pode ser alterações hormonais, já que teu ciclo não está regulado. Pelo teu relato as chances de gravidez são relativamente baixas, mas vc pode fazer um teste de gravidez, se já passaram 15 dias da relação, pra tirar a dúvida.
      bj,
      Alê

      Excluir
  60. Oi boa tarde!
    Tive relações no 13 dia do ciclo com meu esposo ejaculando dentro tenho a menstruação regulada vem todo dia 01 ou 02 será que posso ter engravidado ?4dias após a relação veio um corrimento rosa por 2dias e no 3dia ficou meio caramelo e depois veio muco elástico.. estou confusa não uso nenhum anticoncepcional e pretendo engravidar só daqui 1ano. Se puder responder fer ficarei grata ")
    Obrigada beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não sei qual o teu período fértil, mas se for por volta dessa data há chance, o melhor é aguardar pra ver se vai descer.

      Excluir
  61. ola, meu nome é soraia
    minha duvida é, antes de perder a virgindade eu tinha bastante muco e agora nao o vejo a mt tempo
    embora por esses dias presenciei o aparecimneto dele um pouco branco bem elastico e em pouca qntd, assim q percebi o aparecimento dele na calcinha tive relação e meu marido ejaculou dentro e disse q eu estava bem molhada por dentro, nao tomo nenhum tipo de remedio para evitar..posso estar entrando no periodo de uma gestação???
    eu estranhei pq eu sou sempre seca e ja faz um tempo que nao vejo o muco
    me ajude pfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraia, sem saber maiores detalhes do teu ciclo, tempo, período do muco, não tenho como avaliar, mas o muco nem sempre é visível e pode se alterar conforme os hormônios. Mas se vc já está atrasada pode ser um sintoma. bj, Alê

      Excluir
  62. Olá, boa tarde!
    Tive relações dia 27, no dia 28 percebi o muco com espessura bem elástica,continuei treinando até hoje. quais as chances de eu ter engravidado? Nao uso AC há 1 ano e 6meses Quero muito ser mamãe!
    Obs:Meu ciclo é "regular" de 45dias,(há mais ou menos um ano), antes era de 30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, as chances são em torno de 20 a 30% ao mês quando não há nenhum problema de fertilidade.
      Alê

      Excluir
  63. Olá, preciso de uma ajudinha.
    Meu ciclo é de 28/29 dias. A M veio dia 07/06. Treinei nos dias férteis. Desde a última semana estou sentindo cólicas leves que vêm e vão.
    No dia 30/06 senti mta cólica e reparei que desceu uma pequena secreção marrom claro e só.. No próximo dia veio mas beeeeem pouquinho, e as cólicas persistem. Hoje dia 02/07, não veio nada, mas colocando um cotonete percebi uma secreção marrom mais escura puxando pro vermelho.
    Será que é a nidacao?!
    Sou tentante e estou super anciosa para meu positivo.
    Desde já parabenizo o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada, que bom que gostou do blog.
      Quanto a tua dúvida, entendo bem a tua ansiedade, mas o melhor é aguardar o atraso, pois os sintomas se confundem muito nessa fase.
      Tomara que seja teu positivo!
      bj,
      Alê

      Excluir
  64. Oi tenho uma dúvida. Quando começou meu período fértil senti um muco grosso e gelatinoso. Depois foi ficando aguado e agora que seria a ovulação o muco está esbranquiçado e em pedacinhos e não estica como o muco clara de ovo... está assim à uns 3 dias. Será q esse mês não ovulei ou esse tipo de muco é sinal de alguma coisa!? Estou super ansiosa. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser um ciclo sem ovulação, pois nem todo o ciclo a gente ovula, mas pode ser que o muco elástico tenha sido produzido em pouca quantidade tb, nem sempre é perceptível.

      Excluir
  65. Boa tarde eu tomava ciclo 21 parei de tomar porque estava me fazendo mal desceu minha mestruacao duas vezes mais nesse mês nao véu já tem 1 mês que não desce as vezes sento cólicas e esta descendo uma coisa elástica e depois volta a fica pastoso isso é normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Daiane, logo que se pára o anticoncepcional os hormônios pode variar um pouco, pode ser por isso. Mas sempre bom conversar com teu médico.

      Excluir
  66. Olá alê

    No dia que meu muco estava saindo tipo clara de ovo tive relação sem camisinha . Qual a probabilidade de gravidez ?

    ResponderExcluir
  67. Olá Ana faz 2 meses q não desce p mim e hj desceu como fosse clara de ovo o que está acontecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, teria q identificar porque do atraso, o muco pode indicar ovulação, mas por alterações hormonais pode tb acontecer em outras situações, o melhor é procurar o médico pra avaliar.

      Excluir
  68. Olá...
    Estou tentando engravidar há 4 meses. Desde então, parei com o Selene, q tomava.
    Meu ciclo ficou irregular. Depois disso, minha menstruação em novembro veio duas vezes e depois demorou quase 60 dias pra descer de novo.
    Aí desceu em janeiro, mas não me lembro exatamente a data e só veio descer novamente em março dia 09.
    Tive relacao com meu esposo apenas uma vez esse mês, no dia 18, pois ele teve q viajar. Foi desprotegida...
    Agora estou sentindo umas cólicas, um pouco de dor nas costas, e um líquido esbranquiçado leitoso e sem odor. O estranho e q eu nunca percebi esse líquido antes, pelo menos, não com tanta intensidade. Molha muito a calcinha.
    Aumentou tbm o libido.
    Será q tenho chances de ter engravidado mesmo com o ciclo irregular e ter tentado apenas uma vez este mes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como teu ciclo está desregulado é complicado saber, se vc ovulou e foi próximo a data ta relação tem chance. Eu te aconselho procurar o gineco e caso não tenha engravidado fazer os exames pré-gestacionais e avaliar os hormônios.
      Abraço,
      Alê

      Excluir
  69. Oii ,tudo bem ! Tenho uma dúvida , minha Menstruação e desregulada e quando ela vem normalmente dura apenas 4 dias , mas a última vez que eu menstruei foi no dia 24/09 ela durou os 4 dias , mais continuou a sair aqueles restinho de Menstruação durante 6 dias , depois que parou começo a descer um muco pastoso amarelado , quando fez 6 dias q parou de descer os resto da M , eu acredito que eu tive um escape por que esse sangramento durou 3 dias com pouca quantidade de sangue e um sangue vermelho meio amarronzado aguado , aí logo após alguns dias q se passou , no dia 15 eu me senti molhada quando fui no banheiro e introduzi o dedo para senti o colo do útero e ele estava alto aberto e com a textura bem macia , e eu com dedos consegui pegar uma bastante contidas de muco eles estava com aparência de clara de ovo e esticava muito , isso foi era umas meia noite e pouco e então eu tive relação com o meu esposo sem camisinha , nesse dia e dois dias antes de eu ver o muco,logo apos quando eu amanheceu eu senti cólicas no pé da barriga somente do lado esquerdo no dia q vi o muco elástico e dois dias antes de ver eu tava sentindo umas pintadinha também em lado só. eu não uso nenhum anticoncepcional , queria saber se tenho chance de engravidar? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  70. Amei o Blog. Minha duvida tive relações no exatamente no 14º dia. Não desceu mais nada de muco e geralmente noto todos os meses, elem, regularmente. Será que estou grávida??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, possivelmente vc já deve ter tido sua resposta. Desculpe, mas tive um probleminha e não recebi os alertas de comentários.
      Tem chance de gravidez, se vc tem um ciclo em média com 28 a 32 dias. Mas tb pode ser um ciclo sem ovulação, ou com um ovulação um pouco mais tarde.
      bj,
      Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.